Fábrica está produzindo oito veículos por mês e a expectativa é de que esse número chegue a noventa unidades em 2025
São Paulo – A Arrow Mobility completou cem dias de operação da produção do seu comercial elétrico, o Arrow One, em Caxias do Sul, RS, onde ocupa um galpão alugado com 4 mil m² de área construída. Além de atender ao crescimento de vendas esperado a empresa inicia processo de exportação com foco, inicialmente, no mercado argentino.
Jocelei Salvador, um dos fundadores da startup brasileira, disse à Agência AutoData que a produção do Arrow One saltou de uma para oito unidades por mês e que “até o ano que vem queremos alcançar o volume de noventa veículos mensais”.
A fábrica foi projetada para suportar esta demanda, com treze trabalhadores na linha de produção na qual os componentes de fornecedores externos são agregados.
Segundo Salvador existem conversas com grandes empresas como DHL e os Correios, que já rodam com os veículos em testes e poderão fechar negócio no ano que vem.
A partir das conversas com os clientes a startup tem trabalhado em novas soluções para o Arrow One, que atualmente oferece três opções de interior para o transporte de carga. Outro ponto é o aprimoramento do sistema de carregamento do veículo: hoje ele pode ser recarregado em estações lentas e rápidas, com autonomia total de 200 quilômetros.
Novos modelos integram o planejamento da empresa para os próximos anos, segundo Salvador: “Já estamos estudando outros produtos para aumentar o nosso portfólio. Entendemos que nem todos os clientes e cidades possuem demanda para justificar o investimento em um veículo do tamanho do Arrow One e, por isto, estamos preparando uma novidade que divulgaremos em 2025”.
Mercado externo
A primeira exportação foi realizada recentemente para a Argentina: uma unidade do Arrow One já está com a Fênix, representante local da startup, que negocia com uma grande empresa de e-commerce que testou o veículo e gostou dos resultados. O próximo passo será a aquisição de quatro unidades para serem incorporadas à operação da empresa e, no ano que vem, a expectativa da Arrow Mobility é fechar um grande contrato de fornecimento no mercado argentino.
Para 2025 a startup também planeja avançar para outros mercados da América Latina e alguns estudos já estão em andamento. Outros países, de outros continentes, também estão na mira da Arrow Mobility para os próximos anos, mas Salvador antecipou que regiões como Europa e Ásia não fazem parte do estudo, pois são regiões com alta competição.