Projeto está em fase final e será apresentado durante o próximo verão para testar o mercado
São Paulo – A SAV Motors se uniu à Rhino Off-Road para finalizar o seu novo veículo dedicado ao lazer fora de estrada e a operações de turismo. O projeto começou há três anos, já teve um protótipo criado e, agora, as empresas trabalham juntas na versão final, que será apresentada ao mercado até o começo de 2025, durante o verão, para testar a sua aceitação e uma possível demanda.
João Melo, designer de veículos e produtos da SAV Motors, falou com exclusividade à Agência AutoData, e revelou pormenores do projeto que está em desenvolvimento em Caxias do Sul, RS, como a motorização do veículo, que usará o motor Volkswagen EA211 MSI 1.6 de 120 cv de potência, que será central traseiro, uma vez que o Buggy terá tração traseira, com câmbio manual de cinco velocidades, também Volkswagen.
Outras peças também serão fornecidos pela Volkswagen, pois a intenção da SAV Motors é facilitar a vida dos proprietários na hora da manutenção. Com menor número de fornecedores será mais fácil de encontrar os componentes necessários e, por isto, a ideia é concentrar a parte mecânica toda com peças que já são regularmente usadas. O chassi está em desenvolvimento pela equipe de engenharia da Rhino e a carroceria será fornecida por uma empresa parceira que ainda não teve o nome divulgado.
A proposta é oferecer ao mercado uma evolução dos buggies que são comercializados atualmente no País, se posicionando acima deles mas ficando abaixo dos UTVs, que são veículos com uma capacidade off-road muito maior:
“Com o primeiro veículo finalizado vamos testar o mercado ao longo do próximo verão para analisar se teremos a escala necessária para produzir. Ainda que seja um volume pequeno a escala é necessária para tornar o projeto viável. Fizemos algumas pesquisas com o público A e B, que é o nosso foco, pois o veículo será um brinquedo de luxo, e as respostas agradaram”.
A rede hoteleira instalada no Brasil, principalmente no Nordeste, também está no radar da SAV Motors, uma vez que na região muitos buggies são usados para realizar passeios turísticos e também para o traslado de clientes até alguns hotéis mais isolados. Segundo Melo esta é uma fatia bem grande de mercado e sobre o qual a empresa tem interesse em avançar para alavancar as vendas. Os parceiros interessados poderão testar o veículo por um determinado período antes de fechar a compra.
Depois de testar o mercado a expectativa é fechar novos pedidos e produzir os veículos sob encomenda, com as primeiras entregas previstas para o fim de 2025 ou começo de 2026, mas tudo dependerá da aceitação do mercado, uma vez que sem um volume interessante de pedidos o projeto não terá condições de avançar. Com uma aceitação positiva o local de produção será definido, mas a empresa buscará um galpão na região de Santa Catarina.
A SAV Motors não pretende ter uma rede de concessionárias própria e buscará parceria com revendas de marcas de luxo, como Audi e BMW, para expor o veículo em uma parte do showroom: quando um cliente visitar a loja terá contato com o buggy exposto e, caso tenha interesse, poderá avançar com a encomenda.
O valor final do veículo fora de estrada ainda não foi definido, mas Melo disse que a ideia é posicioná-lo em uma faixa de preço abaixo dos R$ 250 mil.