São Paulo – Desde agosto a plataforma Webmotors, de compra e venda de veículos, oferce o Índice Webmotors, ferramenta de inteligência de dados desenvolvida para calcular mensalmente a variação dos preços de anúncios de carros novos e usados publicados no site. Segundo o CEO Eduardo Jurcevic a ferramenta atende a demanda do mercado:
“Decidimos criar um índice online que permite uma série de recortes e análises, como por exemplo média por Estado, por modelo, por segmento, por quilometragem, dentre outros recortes. Por ser online é possível atualizar todas as informações mensalmente e tornar o acesso aos dados mais fácil e rápido”.
O índice Webmotors avalia todos os veículos no site a partir do ano/modelo 2014 e que foram anunciados a partir de 2017, usando uma base de 14,5 milhões de anúncios, que considera 36 marcas, quatrocentos modelos e 2,2 mil versões.
O público alvo da ferramenta são montadoras, seguradoras, bancos e grandes grupos concessionários, que deverão usar as informações de forma a tomar decisões internas, segundo o executivo. É possível que a partir desses dados as empresas definam ações de marketing, trabalhem mais o posicionamento do preço dos veículos e comparem tudo isso com seus concorrentes de mercado.
A expectativa da Webmotors é de uma forte demanda pela ferramenta, já que existe uma grande procura por este tipo de informação no mercado. Segundo Jurcevic alguns concorrentes já atuam nesse segmento, mas nenhum deles consegue entregar o nível de informação e de atualização da Webmotors.
Jurcevic disse que o comprador final terá acesso ao porcentual de desvalorização ou de valorização dos modelos anunciados, mas todos os filtros que compõem a ferramenta estarão disponíveis apenas na versão paga, que terá assinatura mensal:
“A ferramenta permite um detalhamento muito grande das informações e o preço mensal varia de acordo com o nível que o cliente deseja. Vamos customizar os pacotes de acordo com as demandas de cada cliente e o preço variará conforme os pedidos de cada um deles”.