Empresa projeta ampliar participação de 12% para 22% no segmento até o ano que vem e, com isso, elevar sua fatia no mercado de caminhões de 25% para 30%, reforçando a liderança
Resende, RJ – Com o objetivo de abocanhar fatia mais expressiva do segmento de extrapesados, responsável por 43% do mercado braileiro de caminhões, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou três novidades: Meteor Highline 29.530, Meteor HD 28.480 e Constellation 20.480. Os dois primeiros passaram a ter, de série, pacote com central multimídia com 110 novas funções e o segundo ganhou sobrenome Heavy Duty para atrelar carreta de quatro eixos no 6×2. O terceiro é agora oferecido em versão com motor D26 de 13 litros e 480 cv no 4×2 – no Highline, neste caso, é opcional.
De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VW Caminhões e Ônibus, no acumulado de janeiro a agosto subiu para 12% a participação da empresa nos extrapesados. Era de 5% em 2019, época em que havia apenas modelos MAN disponíveis – o primeiro Meteor saiu da fábrica em setembro de 2020.
Com as novidades, e o fato de a montadora começar a oferecer produto em ramo que até então não concorria — caso do Constellation 20.480 que pode carregar até 56 toneladas e atende demanda de cegonheiros, carga seca e logística de fábricas –, a perspectiva é alcançar de 20% a 22% até o ano que vem, a depender dos movimentos da concorrência, ponderou Alouche:
“Com as vendas de julho e agosto, pela primeira vez, a Volkswagen Caminhões e Ônibus alcançou o terceiro lugar no segmento de extrapesados, com participação de 18%. Mas, no acumulado do ano, ainda estamos em quarto lugar [atrás de Volvo, Scania e DAF]”.
O reflexo desta corrida no reforço da liderança do mercado brasileiro de caminhões, conforme projeções do executivo, será expressivo: hoje sua parcela é de 25,1% e, até o ano que vem, a ideia é avançar para pelo menos 30% e, assim, ampliar a distância para a segunda do ranking, a Mercedes-Benz, hoje com 20%: “A cada 2 pontos porcentuais ganhos no segmento de extrapesados é possível contabilizar 1 ponto porcentual no mercado de caminhões em geral”.
Fatia de extrapesados no mercado mais que dobrou em nove anos
Alouche lembrou que nos últimos nove anos a relevância dos extrapesados saltou de 20% para 43% e, desta quantidade, de 15% a 20% são de caminhões com motor de 9 litros e, o restante, de 13 litros: “Por este motivo lançamos produtos que estavam faltando, e que têm demanda”,
Prova disto é que na noite da terça-feira, 24, a VW Caminhões e Ônibus fechou a venda de oitenta Meteor 20 480 para a Gabardo Transportes de Veículos, do Rio Grande do Sul, cuja frota de cegonhas foi severamente afetada pelas enchentes que assolaram o Estado em abril. No mesmo dia também foram comercializadas duzentas cotas do consórcio Maggi para o Meteor Highline 29 530. Para Alouche as novidades deverão ajudar a incrementar o faturamento principalmente no ano que vem, quando o crescimento deverá alcançar os dois dígitos.
Os lançamentos integram ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões de 2021 a 2025, e serão apresentados durante a Fenatran, realizada em novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.