São Paulo – A Volkswagen contratou, via BNDES, empréstimo de R$ 304 milhões para financiar o avanço das tecnologias da indústria 4.0 em suas quatro fábricas no Brasil, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, SP, e em São José dos Pinhais, PR. Este dinheiro será investida no aprimoramento da digitalização, da conectividade, da automação e da inteligência nos processos das unidades.
De acordo com a Volkswagen a linha de crédito do programa BNDES Mais Inovação permitirá que a companhia também se prepare para estabelecer a indústria 5.0, que combina máquinas e pessoas para agregar mais valor à produção e criar produtos customizados que atendam a necessidades específicas dos clientes.
Dentre as inovações de transformação digital estão o desenvolvimento de simuladores de novos projetos, a partir de games e realidade virtual, e a criação de soluções de gestão de dados com funções analíticas e inteligentes a partir de machine learning e inteligência artificial.
Estão previstas, igualmente, novas soluções com inteligência artificial para automação dos processos e novas tecnologias de impressão de protótipos de peças e componentes com impressora 3D.