São Paulo – A Lecar, montadora 100% brasileira que o empresário Flávio Figueiredo Assis pretende colocar em pé, solicitou sua habilitação ao Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação. O projeto foi apresentado no fim de semana a Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Segundo Assis a empresa, que anunciou que produzirá o Lecar 459 com tecnologia híbrido flex desenvolvida pela Horse em Sooretama, ES, busca agora financiamentos e incentivos fiscais. Seu plano é assentar a pedra fundamental e iniciar as obras da fábrica ainda este ano.
“Não se cria uma montadora nacional sem apoio do governo. Nosso projeto independe de partidarismos. Queremos unir o Brasil em torno de uma marca que projetará nosso país ao mundo. A montadora nacional é um sonho coletivo e só conseguiremos realizar com o apoio de todos.”
O projeto do Lecar 459 prevê 83% de peças e componentes adquiridos de fabricantes nacionais. Sua autonomia será de 1 mil quilômetros com 30 litros de etanol. Já em pré-venda, mediante investimento de R$ 1,3 mil, recebeu 1 mil pedidos de intenção de compra, segundo a empresa.