São Paulo – De janeiro a setembro foram emplacados quase 118 mil implementos rodoviários, incremento de 6,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Deste volume a maior parte é de reboques e semirreboques: 67,5 mil unidades, avanço de 2,4% frente aos nove meses iniciais de 2023.
De acordo com dados da Anfir o maior crescimento porcentual, no entanto, foi visto no segmento de carroceria sobre chassi, com 50,5 mil produtos comercializados, 11,5% a mais que no acumulado do ano passado.
Diante dos resultados a média mensal de venda de implementos é de 13,1 mil unidades este ano e, segundo a Anfir, isto poderá gerar volume de emplacamentos de 157 mil produtos no fechamento de 2024, o que representará aumento de 5% com relação ao ano anterior.
O otimismo é ainda maior com a Fenatran. Conforme o presidente da entidade, José Carlos Sprícigo, “o efeito dos negócios realizados na Fenatran não é direto porque essas vendas não são faturadas imediatamente após a feira, mas, sim, ao longo dos meses seguintes”.
Como este ano a indústria dispõe em estoque de alguns modelos, porém, isto poderia contribuir para o crescimento mais expressivo do que o esperado pela Anfir.