São Paulo – Os países membros da União Europeia aprovaram o aumento do imposto de importação para veículos elétricos produzidos na China, após votação na comissão que foi montada para debater o assunto. Com isto a taxação subirá para 35%, e não mais os atuais 10%, de acordo com o portal Automotive News Europa.
Na reunião realizada na sexta-feira, 4, dez países votaram a favor, cinco foram contra e doze se abstiveram. Após a votação um regulamento final deverá ser criado até o fim deste mês, afirmou a comissão.
A comissão criada para discutir o assunto afirmou que ainda pretende continuar negociando com a China em paralelo para buscar uma solução alternativa que deverá ser totalmente compatível com a OMC, Organização Mundial do Comércio, para lidar com os subsídios prejudiciais.
A decisão de votar o aumento dos impostos ocorreu após investigação da União Europeia que concluiu que a China “subsidiou de forma injusta a sua indústria automotiva”, dificultando a competição dos veículos produzidos pelas montadoras instaladas na Europa.
A China negou esta acusação e ameaçou elevar suas tarifas sobre alguns setores europeus, caso da produção de conhaque, laticínios, carne de porco e automóveis.