São Paulo – O Brasil atingiu a marca de 10,6 mil eletropostos públicos disponíveis para recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in. Os dados são da Tupi Mobilidade, divulgados pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
Na comparação com dezembro do ano passado o volume de carregadores mostrou uma evolução relevante: à época o País tinha 4,3 mil eletropostos disponíveis.
Segundo os dados de vendas da ABVE de janeiro a setembro foram emplacados 122,5 mil veículos eletrificados, aumento de 113% na comparação com iguais meses do ano passado. Com média mensal de vendas em torno de 13,6 mil unidades a expectativa é de que o ritmo seja mantido até dezembro, ultrapassando a previsão de 150 mil vendas em 2024.
Os veículos elétricos representaram a maior demanda até setembro, com 45,7 mil unidades vendidas e em segundo lugar ficaram os híbridos plug-in com 40,6 mil vendas. Em terceiro lugar ficaram os híbridos flex convencionais, 15,8 mil, em quarto os híbridos convencionais movidos a gasolina, 10,9 mil, e na quinta posição os micro-híbridos, 9,5 mil.
Em setembro foram vendidos 13,3 mil veículos eletrificados, queda de 9,6% na comparação com agosto, 14,7 mil.