Objetivo da montadora, que levará novidades para a Fenatran, é ganhar participação de mercado nesses segmentos e, então, encostar na primeira colocada, que tomou seu posto em 2021
São Bernardo do Campo, SP – Otimista com o aquecimento do mercado de caminhões a Mercedes-Benz apresentou quatro novidades em seu portfólio de produtos para o ano que vem, que serão destaque na Fenatran, em novembro: a nova linha do Accelo, ofertada no mercado em paralelo à atual, a evolução da linha Actros, a customização do Atego para bebidas e cargas mais sensíveis e um Arocs dedicado ao setor madeireiro.
São apostas que visam a encostar na primeira colocada do mercado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que tomou seu posto em 2021 e, de janeiro a setembro, conquistou fatia de 26,2% de participação de mercado, com 23,3 mil emplacamentos, conforme dados da Fenabrave. A Mercedes-Benz, por sua vez, registrou participação de 23,2%, com 20,7 mil vendas.
Segundo o vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços de caminhões da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, a empresa está confiante. Ele espera que, a despeito da elevação dos juros, o mercado de caminhões cresça 15% em 2024, em linha com a projeção da Anfavea:
“As tendências são muito positivas. O agronegócio e a mineração têm puxado bastante as vendas, além da construção civil e do PAC, que também deverá ajudar. Há ainda a intenção, por parte do governo, de investir R$ 3 bilhões para compra de caminhões-tanque para o combate de incêndios. Estamos preparados para quando as negociações forem abertas”.
A aposta para a Fenatran, de 4 a 8 de novembro no SP Expo, em São Paulo, é de que será marcada por muitos negócios, alguns em estágio já avançado, em patamar semelhante ao da última edição, em 2022, período marcado pela transição de motorização para Euro 6. Ferrarez evitou estimar volume de vendas ou projeção de crescimento. Reconheceu, entretanto, que poderá estabelecer novo recorde para a marca durante a feira.
Outras duas novidades foram reservadas para a Fenatran, segundo Ferrarez. Do que foi apresentado em prévia à imprensa a novidade é que a nova linha do Accelo, que começará a ser produzida em janeiro no ABC Paulista, coexistirá com a presente no portfólio atual. Os modelos 917, 1117 e 1417 6×2 para os segmento de leves e médios se juntarão aos 817, 1017 e 1317, pelo menos, durante todo 2025.
Com preços em média 10% acima dos atuais, os novos veículos proporcionam maior capacidade de carga de até 1,2 tonelada ao atender as faixas de PBT, Peso Bruto Total, de 9, 11 e 14 toneladas. O lançamento do 1117, a propósito, registra o ingresso da marca no segmento de caminhões médios com 11 toneladas.
Marcos Andrade contou que a nova identidade visual do Accelo segue as linhas dos caminhões Actros L e do eActros. Foto: Soraia Abreu Pedrozo
Marcos Andrade, gerente sênior de marketing de caminhões da Mercedes-Benz, afirmou que a nova identidade visual do Accelo segue as linhas dos caminhões Actros L e do eActros, apresentados durante o IAA 2024, na Alemanha. Ferrarez complementou que não se trata apenas de facelift ou mudança de categoria pois “são inovações que agregarão valor ao trabalho dos clientes”.
Neste mês a montadora espera atingir marca 100 mil unidades do Accelo vendidas no Brasil ao longo das duas últimas décadas.
Em busca de conquistar maior representatividade nos extrapesados a Mercedes-Benz optou por estabelecer que toda a linha Actros levará o sobrenome Evolution, a fim de colocar melhorias de série com base nas evoluções registradas desde 2019, quando foi tropicalizado. São exemplos bateria de alta ciclagem com recarga mais rápida, filtro coalescentre com maior poder de filtragem, novo compressor de ar e nova turbina nos motores OM 460 e faróis de LED, que eleva a durabilidade em 30%, e o menor consumo de combustível.
Ainda os modelos 2045, 2548 e 2553 6×2 virão com suspensão metálica a partir do ano que vem: “Trata-se de item que oferece maior durabilidade e estabilidade ao caminhão em atividades mais robustas”.
Ferrarez disse que isto se deveu à maior demanda do agro e de suas rotinas em estradas de terra.
O Grupo Tombini testou por três meses a novidade com cinco caminhões 2553 e fechou a compra de 150 unidades. Para as demais operações ainda haverá a oferta de suspensão pneumática. No geral o vice-presidente estimou que os preços do extrapesado ficarão de 3% a 5% maiores frente aos modelos atuais.
Objetivo da montadora ao lançar o Actros Evolution e colocar de série melhorias do extrapesado desde sua tropicalização, em 2019, é ganhar maior participação no segmento. Foto: Divulgação.
Outras novidades anunciadas pela Mercedes-Benz foram o Arocs 4051 8×4 para o setor madeireiro, sucessor do Axor dedicado, que já sai da fábrica de São Bernardo customizado, com escape vertical, cabina leito para operações mais longas e teto baixo. O cavalo mecânico 3353, com as mesmas condições, está sendo preparado para o setor canavieiro: “Recentemente vendemos 75 unidades dos modelos 3353 e do 3331 para a Andrade Logística. É o nosso veículo campeão no agro”.
Também feito sob medida é o Atego 1719 Full Air com suspensão pneumática dos dois eixos como solução de fábrica, o que o adequa ao transporte de cargas delicadas principalmente no segmento de bebidas, a fim de minimizar os reflexos das ruas irregulares: “Já vendemos um lote deste caminhão para importante empresa de bebidas”.
A solução foi implantada pelo Centro de Customização da Mercedes-Benz, que recentemente atingiu o marco de 15 mil caminhões adaptados conforme a demanda dos clientes.
O vice-presidente Ferrarez reforçou a maior oferta de serviços, a serem apresentadas na Fenatran, como a nova plataforma FleetBoard, integrada ao Mercedes-Benz Truck Uptime, que monitora o caminhão em tempo real por meio de inteligência artificial, um novo plano de manutenção Complete Flex em que a parcela mensal é baseada nos quilômetros rodados, e o ZapBenz, central de atendimento ao cliente 24 horas por meio do WhatsApp.
Sobre novo ciclo de investimentos negociado com a matriz, por ora, não há novidades. O último programa injetado no Brasil, de R$ 2,4 bilhões, estendeu-se de 2018 a 2022.