Presidente e CEO Simone Montagna projeta novo recorde de vendas de caminhões no mercado brasileiro, superando 20 mil unidades
Itu, SP – A Scania projeta estabelecer um novo recorde de vendas de caminhões no mercado brasileiro: após a queda de 5,9% no ano passado, marcado pela transição das tecnologias Euro 5 para a Euro 6, seu presidente e CEO Simone Montagna estima superar as 20 mil unidades comercializadas no ano, batendo a marca de 2013, quando 19,7 mil caminhões Scania foram licenciados no Brasil. De janeiro a setembro as vendas cresceram 70,5%, para mais de 14 mil unidades, acima de todo o volume de 2023, 12,4 mil veículos.
O desempenho é majoritariamente composto pelo segmento de pesados, responsável por 13 mil licenciamentos. Nesta faixa de mercado a Scania já está consolidada no País, com 28% das vendas e atrás apenas da sua compatriota Volvo, líder em vendas de pesados. O espaço para crescer está em um segmento em que ingressou há poucos anos e ainda vinha atuando de maneira mais modesta, o de semipesados – embora, até setembro, tenha dobrado as vendas, para pouco mais de 1 mil unidades.
Duas novidades que ampliam a presença da Scania nesta faixa de mercado serão apresentadas na Fenatran. Com inédito motor de 7 litros o P 280 passa a oferecer trações 4×2 e 6×2, com 250 cv e 280 cv e a competir em segmento que vende de 20 mil a 25 mil caminhões por ano, segundo Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais do Brasil.
“Antes oferecíamos apenas o 8×2, com motor de 9 litros e 320 cv. Agora passamos a competir na faixa de 250 cv a 320 cv, em que há mais volume”.
Os semipesados contam com motor de 7 litros, com seis cilindros em linha, aliado à transmissão G25 automatizada de catorze marchas com overdrive, presente nos modelos pesados da linha Super. Seu foco são as operações urbanas e regionais.
Outra novidade para o mercado é o vocacional P 280 6×4 XT, também com o motor de 7 litros. Seu foco, no entanto, é a construção civil leve: segundo o gerente de vendas de soluções off-road Luciano Piccirillo é um segmento que demanda em torno de 10 mil caminhões por ano: “E vem mantendo crescimento médio de 2% a 3% por ano. É o que melhor desempenho tem registado no pós-pandemia”.
Nova arquitetura eletrônica
A partir de 2025 toda a linha Scania, dos semipesados aos pesados, sairá de fábrica com novo painel digital, módulos, chicotes e softwares. A nova arquitetura eletrônica dos veículos integra o painel de instrumentos de 12,3 polegadas à central multimídia, que poderá ser de 10,1 a 12,9 polegadas. Foram atualizados também módulos de telemetria, com suporte para o 5G, e o sistema poderá ser atualizado remotamente, sem precisar ir à concessionária.
Ele permite também que sejam instalados, de fábrica, rastreadores, bloqueadores e câmeras. Assim não será mais preciso desmontar toda a parte dianteira do veículo, cortar e remendar cabos, dentre outras práticas que podem comprometer a segurança e a vida útil do caminhão: vem tudo pronto de fábrica.
Também recebeu melhorias o sistema ADAS, com aprimoramento dos sensores que previnem acidentes e novas funções.