São Paulo – A Dürr, fornecedora alemã de sistemas que se encarregam da segurança no processo de montagem final e na pintura de veículos, celebra 60 anos no Brasil. Embora tenha no automotivo seu principal cliente a companhia também atende a outros segmentos como o de tecnologia ambiental e de eficiência energética.
De acordo com Roberto Tkatchuk, CEO da Dürr Brasil, a empresa, que hoje emprega em torno de trezentos funcionários, “continuará a avançar no conceito de paint shop do futuro com soluções modulares, tecnologia neutra em carbono, eficiência de custos e integração com linhas de montagem final e pintura”.
Primeira subsidiária da Dürr fora da Alemanha a história da unidade brasileira está diretamente ligada à da Volkswagen, que chegou ao Brasil em 1953 e, como parte de seus planos de expansão, iniciou grande projeto na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.
Por já ter trabalhado com a montadora em outros projetos foi contratada para construir uma linha de pintura completa pela primeira vez e, em 11 de dezembro de 1964, abriu as portas no Brasil, inicialmente como um escritório de engenharia em São Paulo.
Até hoje a Dürr ainda recebe grandes encomendas de empresas como General Motors, Mercedes-Benz e Volkswagen, o que garante sua liderança no mercado que, de acordo com a companhia, estabeleceu-se cinquenta anos atrás.