São Paulo — A capa da Revista AutoData de outubro, já disponível para ler on-line, traz o mais recente lançamento da Citroën no País, o Basalt, um SUV-cupê de nome francês e sotaque mineiro, pois foi inteiramente projetado e desenvolvido pela equipe brasileira do Grupo Stellantis sediada em Betim, MG.
Nos planos globais da Stellantis foi entregue à operação no Brasil a responsabilidade global sobre o desenvolvimento de todos os carros compactos sobre a plataforma CMP, e os primeiros projetos são os três modelos da família C-Cubed da Citroën, com lançamentos iniciados com o novo C3, o C3 Aircross e, agora, o Basalt.
Em cobertura especial de seis reportagens AutoData deste mês conta tudo sobre o plano da Stellantis para a Citroën e o desenvolvimento no Brasil, os planos de preços e para o mercado no Basalt, a concepção do SUV-cupê no País, os investimentos na fábrica de Porto Real, RJ, e o avanço da nacionalização do produto e seus fornecedores.
Nas páginas da edição deste mês uma reportagem especial antecipa as principais atrações da maior Fenatran de todos os tempos, que ocorre de 4 a 8 de novembro com mais de seiscentas marcas que ocuparão todos os espaços do São Paulo Expo. O evento promete também ser o maior em visitantes e negócios fechados durante a feira dedicada ao transporte rodoviário do transporte de cargas.
Outra reportagem de fôlego aborda como o hidrogênio de baixo carbono entra em jogo no Brasil, que adotou legislação com potencial para destravar investimentos de R$ 189 bilhões para a produção do gás que é uma alternativa de descarbonização para setores industriais e para alimentar veículos elétricos. O País tem energia limpa e biomassa para se transformar em um dos maiores e mais eficientes produtores do mundo.
Na entrevista From The Top deste mês – da qual você também pode assistir o videocast no canal de AutoData no YouTube (aqui) – tivemos uma inspiradora conversa com Erwin Franieck, engenheiro com mais de quatro décadas de trabalho no desenvolvimento de projetos do setor automotivo que hoje se dedica à SAE4Mobility e ao MiBI, Made in Brazil Integrado, grupos que unem academia, governo, entidades e especialistas com o objetivo de nacionalizar a produção de componentes sofisticados, como semicondutores, e insumos estratégicos.
Estas e muitas outras análises e informações sobre o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro você lê gratuitamente, todos os meses, em AutoData. A revista digital de outubro está disponível para ler on-line (aqui) ou baixar o arquivo PDF (aqui). Em novembro voltamos com mais novidades.