Fabricante de elétricos trabalhará com a venda direta, nos mesmos moldes de Tesla, Rivian e Lucid
São Paulo – Concessionários Volkswagen dos Estados Unidos que aguardavam a chegada da Scout Motors, focada em SUVs e picapes elétricas, ficaram frustrados: segundo reportagem da Automotive News nenhum revendedor receberá a picape Terra ou o SUV Traveler, já anunciados a partir de 2027 na faixa dos US$ 60 mil. A marca, criada pela International Harvester nos anos 1960 e adquirida da Navistar pelo Grupo VW em 2020, pretende estabelecer um modelo de venda direta ao consumidor.
Em declaração obtida pelo portal a Scout Motors se autodenomina “uma empresa estadunidense independente” e disse estar começando tudo do zero, incluindo a experiência com o cliente. Planeja “espaços de varejo dedicados” e estabelecerá relacionamentos individuais com os clientes por meio de aplicativo, que cuidará de todo o processo de venda, entrega e serviços. Haverá rede nacional de parceiros para o processo pós-venda.
Os veículos podem até já ser reservados no site da Scout Motors, ainda que sua produção na Carolina do Norte sequer tenha começado.
A rede Volkswagen dos Estados Unidos promete reagir, considerando inclusive ações na justiça. Eles desejam vender os modelos da Scout e dizem não terem sido informados do planejamento da nova marca, que foi criada como uma empresa independente da VW no país.
O próprio presidente da VW na América do Norte, Pablo Di Si, não comenta a respeito da Scout: diz ser uma entidade separada, com outro CEO – Scott Keough, justamente o antecessor de Di Si no cargo.