São Paulo – O mercado de veículos, na Argentina, registrou a venda de 355,8 mil unidades ao longo dos dez primeiros meses de 2024, 9,9% abaixo do mesmo período do ano passado, de acordo com a Acara, entidade que representa as concessionárias. Somente em outubro os 44,1 mil veículos emplacados representam alta de 5,2% frente ao mesmo mês em 2023 e de 1% com relação a setembro.
É o terceiro mês seguido com aumento na comparação anual, apesar da queda nas vendas acumuladas. De acordo com o Motor 1 Argentina algumas montadoras estão celebrando os números por configurarem uma segunda metade da recuperação do mercado.
Passado um primeiro semestre com recessão e fortes reajustes de preços os mais otimistas já preveem um 2025 com mercado próximo, novamente, a meio milhão de unidades.
Em outubro a marca que mais vendeu no país foi a Toyota, com 8,8 mil unidades, o que representou 21,4% do mercado. A montadora também lidera os emplacamentos em 2024, 72,9 mil, e fatia de 21,7%.
Na sequência vêm Volkswagen, com 7,3 mil vendas no mês e market share de 17,7%, e Fiat, com 5,6 mil emplacamentos e fatia de 13,5%. No ano segue a ordem, com a Volkswagen com 55,4 mil veículos e participação de 16,5%, e a Fiat, com 41,6 mil e 12,4% de market share.
Quanto aos modelos a Toyota Hilux foi a mais vendida em outubro, com 2,9 mil unidades e fatia de 7,1%, seguida por Peugeot 208, com 2,4 mil vendas e participação de 6%, e Fiat Cronos, 2,4 mil e market share de 6%.
No ano quem lidera é o Peugeot 208, com 25,9 mil vendas e fatia de 7,7%. Fiat Cronos aparece encostado, com 25,4 mil unidades e participação de 7,6%, e Toyota Hilux vem a seguir, com 24,8 mil e market share de 7,4%. Todos os modelos líderes são produzidos na Argentina.