São Paulo – A TEVX Higer Bus, fabricante de veículos comerciais com origem na China, anunciou investimento de US$ 110 milhões para aquisição de uma fábrica no Estado de São Paulo. A ideia, segundo o CEO Carlos Eduardo Souza afirmou durante a Fenatran, é começar a operar no primeiro semestre do ano que vem. Ele se reunirá com executivos da matriz na segunda quinzena de novembro e voltará em dezembro com a definição do local:
“Tínhamos uma lista com oito possíveis locais e restaram duas opções para decidir em qual produziremos nossos veículos comerciais no Brasil. Em ambas já existe uma estrutura construída que compraremos e adaptaremos para iniciar a produção local”.
A companhia anunciou em julho de 2022 a construção de fábrica em Pecém, CE, mas a intenção do investimento freou por causa das mudanças de governo no Estado, segundo o CEO. A solução foi buscar outras opções e foram encontradas alternativas em São Paulo.
A unidade começará a operar com capacidade para fabricar quatrocentos veículos por ano, primeiramente ônibus elétricos dedicados ao segmento urbano. Inicialmente os veículos chegarão ao Brasil parcialmente montados e receberão componentes como motor, câmbio, rodas e pneu. No futuro a intenção é avançar para uma operação CKD, realizando parte da montagem da carroceria por aqui também.
Conversas com fornecedores já estão em curso, como com a Dana, que poderá produzir localmente os motores. A Valeo, que produz ar-condicionado, também é candidata a fornecer para a TEVX Higer.
A empresa ainda não definiu com qual modelo iniciará a produção local. Hoje atende ao mercado brasileiro importando veículos que vão de 9 a 18 metros de comprimento, todos com foco no segmento urbano, no qual já tem 75 unidades elétricas negociadas com algumas prefeituras e está realizando as entregas.
A operação de importação serviu para a empresa ganhar experiência no mercado e entender as demandas dos clientes. Também serviu para que os clientes pudessem testar os veículos e conhecer de perto sua resistência e durabilidade, uma vez que são produzidos no sistema monobloco: no Brasil o mercado está acostumado a consumir veículos que são produzidos no sistema chassi e carroceria.
Existe também a intenção de produzir localmente as vans elétricas da TEVX Higer Bus em 2026, No ano que vem a empresa lançará um furgão e uma van de passageiro e pretende sentir o mercado e suas demandas para definir qual modelos localizará na nova fábrica.
O furgão terá 15 m³ de capacidade de carga e a empresa quer entender se esta é a melhor configuração para atender aos clientes ou se inicia as vendas de um caminhão VUC elétrico para distribuição urbana, que também está no radar para vir ao Brasil, junto com um caminhão elétrico rodoviário que tem PBT de 49 toneladas. O furgão e a van de passageiros serão lançados no começo de fevereiro.
Mercado de ônibus elétrico
Carlos Eduardo Souza acredita que este ano o Brasil comercializará quatrocentos ônibus elétricos, número que terá forte crescimento no ano que vem, subindo para um volume em torno de 2 mil unidades. A alta deverá seguir para 2026, ano em que a TEVX Higer Bus pretende ter 30% de participação de mercado.