São Paulo sedia a primeira loja e até o fim do ano mais três unidades serão inauguradas
São Paulo – A Zeekr, marca com origem na China que integra o Grupo Geely, anunciou o lançamento do modelo elétrico X no Brasil em duas versões, Premium e Flagship, com preços de R$ 272 mil e R$ 298 mil, respectivamente. Com este posicionamento concorre diretamente com o Volvo EX30, que tem preços de R$ 230 mil a R$ 300 mil – e que também faz parte do Grupo Geely, compartilhando diversas peças de acabamento com o X.
O X é 20 cm maior do que o EX30 e oferece mais espaço interno, com 10 cm a mais de entreeixos. O modelo de vendas será igual ao do luxuoso Zeekr 001, com os clientes encomendando e configurando a versão escolhida por meio do site oficial da importadora. O veículo será entregue em até noventa dias.
Ronaldo Znidarsis, responsável pela Zeekr no Brasil, disse que o avanço das concessionárias começará nos próximos dias. A primeira unidade foi inaugurada na terça-feira, 12, com o lançamento do X: “Abrimos nossa primeira casa Zeekr na cidade de São Paulo, a próxima será aberta no Rio de Janeiro nos próximos dias e até dezembro também estaremos em Florianópolis e Ribeirão Preto. Em breve teremos dez unidades no País”.
O executivo revelou que está em negociações para abrir mais duas praças no Estado de São Paulo e pretende avançar em 2025 para outras regiões como Porto Alegre, RS, Recife, PE, Curitiba, PR, e Brasília, DF. Questionado sobre as projeções da empresa para o ano que vem Znidarsis disse que está na indústria automotiva há mais de quarenta anos e que, pela primeira vez, não tem metas de vendas definidas:
“A procura dos clientes está acima do esperado e nos surpreendeu até agora, mas não temos metas definidas para o ano que vem. Traremos os modelos conforme os consumidores fecharem os pedidos. Há muita montadora que produz no Brasil e demora mais de noventa dias para entregar um modelo novo para o cliente”.
O Zeekr X na versão de entrada, a Premium, dispõe de motor elétrico de 272 cv de potência e na configuração topo de linha o modelo é equipado com dois motores elétricos com potência conjunta de 428 cv. A bateria das duas versões é de 66 kWh, produzida pela CATL, com autonomia de até 332 quilômetros, de acordo com o ciclo PBEV, do Inmetro.
A lista de itens de série do X é robusta e oferece desde a versão de entrada sete airbags, sistema de som Yamaha, central multimídia com tela sensível ao toque de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital com tela de 8,8 polegadas, alerta de manutenção em faixa, piloto automático adaptativo, sistema one pedal que aciona o freio quando o motorista tira o pé do acelerador e recupera força para as baterias.
O veículo recebeu nota máxima do Euro NCAP para ocupantes adultos e crianças e no Brasil oferece garantia de cinco anos para o modelo e de oito anos para a bateria. A empresa afirmou, em nota, que seu custo de manutenção será até 50% menor do que o dos principais concorrentes.