São Paulo – Quinta maior montadora da China e com plano de investimento de US$ 1 bilhão no Brasil a GAC fechou parceria com universidades brasileiras para acelerar o desenvolvimento da tecnologia híbrido flex. O acordo de cooperação técnica foi assinado com a Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, com a UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, e com a UFSM, Universidade Federal de Santa Maria.
Serão investidos R$ 120 milhões, somente em pesquisa e desenvolvimento. Segundo Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, o objetivo é ter motores flex mais eficientes combinados com sistemas híbridos, além de biocombustíveis e outras alternativas de combustão.
O plano da GAC é produzir os motores e veículos no Brasil, a combustão, híbridos e elétricos. As vendas dos modelos, ainda importados, deverá começar em 2025.
“O Brasil é prioridade no nosso plano de expansão”, disse Alex Zhou, CEO da GAC no Brasil. “Espero que esta seja a primeira de muitas parcerias com instituições brasileiras.”
No ano passado a GAC produziu 2,5 milhões de carros na China. É ela a responsável pela produção dos modelos Toyota e Honda naquele país.