eSprinter possui três tipos de carroceria, duas opções de bateria e de PBT, dois tamanho de entre-eixos e duas capacidades volumétricas
Itupeva, SP – Mais um utilitário elétrico desembarca no mercado brasileiro: a Mercedes-Benz Cars e Vans apresentou a eSprinter, em sua segunda geração na Europa mas a primeira a chegar ao Brasil. Passa a ser importada com muitas opções de carroceria, como truck, furgão e furgão vidrado, oferecendo amplo portfólio ao consumidor, com PBT que varia de 3,5 toneladas a 4,2 toneladas.
A eSprinter tem dois modelos de bateria, sempre de LFP, lítio-ferro-fosfato, a depender da configuração escolhida: de 81 kW, com autonomia de 329 quilômetros, e de 113 kW, com 478 quilômetros de alcance, pelas medições do WLTP.
Produzida na Alemanha a versão brasileira traz motor de 200 cv posicionado no eixo traseiro, reforços de suspensão, mais autonomia das baterias, maior capacidade de carga e um portfólio maior de configurações que são ofertadas globalmente. No total a eSprinter oferece três tipos de carroceria, duas opções de PBT, duas opções de entre-eixos e duas capacidades volumétricas. Os preços variam de R$ 482,9 mil a R$ 598 mil, de acordo com Fábio Silva, gerente comercial de vans no Brasil:
“Preparamos catorze concessionárias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná, que começarão a receber as primeiras eSprinter ainda em 2024, pois já importamos algumas unidades. Nosso plano inicial é colocar foco no Sul e no Sudeste, que são as regiões com maior demanda”.
Ronald Koning, novo presidente da companhia para o mercado brasileiro, disse que a meta global da empresa é que as vans elétricas representem 20% do total vendido até 2026, porcentual que deverá aumentar para 50% até 2030: “A eSprinter faz parte da nossa rota global de eletrificação e, em 2026, teremos uma nova plataforma para vans elétricas, ainda mais sustentável e eficiente”.