São Paulo – “Estou realizando um sonho”, disse Arcélio dos Santos Júnior, recém-empossado presidente da Fenabrave e que ficará à frente da entidade até 2027. Mineiro de Tupaciguara, 51 anos, trabalha desde os 15 nas concessionárias do Grupo Planeta, representante Chevrolet fundado por seu pai, Arcélio Santos: “Por tempo de serviço, 38 anos, já poderia estar aposentado. Mas tenho planos e projetos para este mandato, que será uma continuidade da gestão do presidente [José Maurício] Andreta [Júnior], da qual fui o primeiro vice-presidente”.
Arcélio Júnior, o mais jovem presidente a assumir a presidência da entidade, destacou que neste ano é da Fenabrave a liderança da coalizão que estuda e incentiva a adoção de programa de renovação de frota no mercado brasileiro, composta também por representantes da Anfavea, Sindipeças, Anfir, CUT. Este será um de seus principais projetos nos próximos três anos:
“A melhor forma de descarbonizar o Brasil é com um programa de renovação de frota, que melhora também a segurança. Nossos estudos apontam que um veículo comercial a diesel com trinta anos de uso polui até 87% mais do que um novo. No caso de um leve a redução de emissão chega a 80%”.
O novo presidente da Fenabrave disse que o governo tem dado atenção ao tema, mas esbarra em um ponto fundamental: o financiamento do programa. A ideia seria começar pelos pesados para depois avançar para os leves, mas é preciso encontrar uma fonte de recursos, algo complicado diante da atual situação fiscal e da necessidade de o governo cortar gastos.
Outro ponto ao qual será dado atenção será o fortalecimento das diretorias regionais da Fenabrave. Ele pretende organizar eventos em outros estados, além do tradicional Congresso Fenabrave, previsto para agosto, em São Paulo.
Sérgio Dante Zonta, da concessionária W. Breitkopf, da VW Caminhões e Ônibus, é o primeiro vice-presidente da atual diretoria. Catarinense de Blumenau presidiu por duas vezes a ACAV, associação de marca da fabricante.
A diretoria ainda é composta por José Braz Neto, Marcelo Cyrino da Silva, José Lewton de Carvalho Monteiro Júnior, Bruno Silveira Kroeber Volpini, Cristiano de Souza Campos e Leonardo Júlio Martins de Albuquerque Maranhão.
A Fenabrave reúne mais de quarenta associações de marca e 8 mil 10 revendas espalhadas por todo o País. São mais de 315 mil os empregos diretos gerados pelo setor.