Participação de Fiat, Volkswagen e Chevrolet recuou de 52,7% em 2023 para 49,8%. Ranking ficou marcado por muitas trocas de posição.
São Paulo – Em 2024 menos da metade dos veículos emplacados foram de Fiat, Volkswagen e General Motors, as três líderes que dominam o mercado brasileiro. Elas perderam espaço: um ano antes a fatia somou 52,7%. Enquanto o segmento de veículos leves cresceu 14%, para 2,5 milhões de veículos, as vendas das líderes subiu 12,4%, para 1,2 milhão de unidades.
O acirramento da disputa do mercado brasileiro, com o avanço das marcas chinesas e crescimento das demais competidoras, ajuda a explicar essa perda de espaço, embora o domínio ainda seja grande – 49,8% das vendas ainda foram de Fiat, Volkswagen e GM. Nos degraus de baixo as muitas trocas de posição sinalizam como o mercado está concorrido.
No pódio sem alteração: a Fiat manteve a liderança, seguida pela Volkswagen – que cresceu 16,1%, acima da média do segmento. A Chevrolet ficou na terceira posição, com queda de 4% nos emplacamentos.
A Hyundai assumiu a quarta posição, deixando a Toyota na quinta. Renault e Jeep também inverteram a sexta e a sétima colocação, assim como Honda e Nissan trocaram a oitava e a nona.
A novidade no ranking é a BYD: mesmo sem produzir no Brasil ficou na décima posição, com mais de 76 mil veículos licenciados. Vendeu mais do que Peugeot e Citroën somadas.