Vendas da líder, Volkswagen e Chevrolet cresceram 16% em mercado que expandiu 11,3%, elevando para 52,7% a participação das três somadas
São Paulo – Em 2022 modelos Fiat, Volkswagen e Chevrolet representaram 50,7% dos 1,9 milhão de automóveis e comerciais leves licenciados no mercado brasileiro, ou 990,7 mil unidades. No ano passado a fatia das três líderes subiu para 52,7% das 2,2 milhões de unidades emplacadas, somando 1,1 milhão de veículos, um crescimento de 16%. No período o mercado geral expandiu 11,3%.
O domínio das três só cresceu de um ano para o outro, um pouco ajudadas pelas medidas do governo que promoveu descontos em veículos de até R$ 150 mil no meio do ano, faixa de mercado onde elas possuem boas opções disponíveis. No ranking de modelos oito dos dez primeiros colocados são produzidos pelas três empresas.
Volkswagen e Chevrolet trocaram de posições de um ano para o outro: em 2023 a marca de origem alemã ficou com a segunda colocação, ao crescer 28,2%, enquanto os estadunidenses avançaram 12,6%. Ambas ganharam participação e viram a líder de mercado, Fiat, crescer 10,5%, um pouco abaixo do ritmo de mercado mas ainda com confortável distância para a vice-líder.
Tudo isso em um ano em que entrantes chinesas sacudiram o mercado, com opções eletrificadas a preços mais baixos mas ainda sem condições de brigar com nenhuma das marcas consolidadas. Ainda que seja digno de destaque o desempenho da BYD em todo o ano, 17,9 mil emplacamentos que os levaram à décima-quinta posição do ranking, não representou nem metade das vendas da Fiat em um mês – em dezembro foram 46,8 mil emplacamentos.
Retornando ao ranking outra grande mudança, dentre as dez primeiras, ocorreu na oitava posição, com a Nissan superando a Honda no último mês do ano. Nas demais posições não houve grandes alterações.