São Paulo – Foram vendidos ao longo do ano passado 159,2 mil implementos rodoviários, acréscimo de 5,4% na comparação com 2023. É a primeira alta após dois anos encerrando com redução, de acordo com dados da Anfir.
Depois de crescer 33,4% em 2021, para 162,6 mil unidades – o melhor resultado em sete anos –, caiu 4,9% em 2022, para 154,7 mil e recuou novamente, 2,4%, em 2023, somando 151 mil.
Em 2024 o destaque ficou com a linha leve, com 70,6 mil vendas de produtos de carroceria sobre chassi, avanço de 16,3% puxado pela retomada do comércio varejista nos centros urbanos.
Os dados da Anfir mostram que um dos modelos de maior volume nesta categoria, o baú alumínio/frigorífico, registrou aumento de 21,1% nas vendas, somando 30 mil unidades. Outro, o graneleiro/carga seca, cresceu 19,6%, para 16 mil unidades.
O desempenho geral só não foi melhor porque o segmento de reboques e semirreboques recuou 1,91% em 2024, totalizando 88,6 mil unidades. De acordo com o presidente da entidade, José Carlos Sprícigo, isto se deveu ao fato de que dois itens de maior demanda no segmento dos pesados tiveram queda nas vendas.
As vendas de basculante recuaram 30%, totalizando 17,1 mil unidades de janeiro a dezembro. E as de graneleiro/carga seca caíram 12,2%, somando 18,6 mil unidades. Ainda assim Sprícigo ressaltou que os números aproximaram-se dos 90 mil esperados: “Não foi, portanto, uma queda expressiva”.
Quanto às exportações, até novembro, somaram 3 mil 67 implementos rodoviários, queda de 43,3%.