São Paulo – O lançamento do Kardian, em março do ano passado, ainda que seguido de greve que paralisou toda a produção no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, por cerca de um mês, sustentou o crescimento de 10% das vendas da Renault no Brasil em 2024. O mesmo foi observado com outro modelo que integra o Renault Brand International Game Plan, o Koleos, que contribuiu para elevar o comércio da marca em 81% na Coreia do Sul, onde é produzido, e em 7% no Marrocos. Este ano ele será lançado em novos mercados – ao que tudo indica, no Brasil também.
Os dados foram divulgados pela Renault em seu balanço anual na quinta-feira, 16. Globalmente foram comercializados 1 milhão 577 mil de veículos de passeio e comerciais leves, alta de 1,8% em comparação a 2023, o que significou 28 mil unidades a mais. Para efeito de comparação o mercado avançou 1,4%.
Foi o segundo ano consecutivo de crescimento, o que a empresa atribui ao plano estratégico Renaulution, estabelecido quatro anos atrás. Ao todo foram realizados oito lançamentos em 2024, além do Kardian e do Koleos: Scénic E-Tech 100% elétrico, Rafale, Symbioz, Master, Renault 5 E-Tech 100% elétrico e Renault Duster. O Captur foi reestilizado.
Na Europa a expansão da marca foi de 3,3%, com 1 milhão de veículos vendidos e participação de mercado de 6,7%. As vendas de eletrificados no continente avançaram 20%.
Considerando apenas os híbridos houve aumento de 30%, o que alçou a marca à segunda posição do ranking.
Quanto aos elétricos a expansão nas vendas foi de 9%. Destaque para o Renault 5 E-Tech 100% elétrico, lançado em outubro, na França. Este ano a marca expandirá a gama de modelos com o Renault 4 E-Tech 100% elétrico.