São Paulo – A Chevrolet foi a marca que mais dedicou investimentos à publicidade na TV brasileira no ano passado: R$ 92 milhões. Colada nela figurou a BYD, com R$ 91 milhões e, para completar o pódio, a Volkswagen aportou R$ 59 milhões. Na sequência apareceram Fiat, com R$ 49 milhões, e GWM, com R$ 46 milhões.
É o que aponta levantamento da Tunad, que focou nas emissoras paulistas para identificar o número de inserções e no total nacional para os investimentos realizados no ano passado, destacando projetos distintos das marcas e emissoras e, assim, refletindo o panorama competitivo do mercado.
Na análise de inserções publicitárias em São Paulo a Ford apareceu na primeira posição, com 10 mil 626 inserções em 2024. A BYD, novamente, apareceu na segunda colocação, com 5 mil 850 registros e a Mitsubishi, no terceiro lugar, atingiu 5 mil 255. A Chevrolet registrou 4 mil 978 inserções e a GWM 3 mil 970.
Do lado da emissoras a ESPN ocupou a liderança com 21 mil 345 veiculações publicitárias. Outras emissoras também tiveram participações expressivas, como a Globo News, com 6 mil 799 inserções, a SporTV, com 5mil 393, a Globo São Paulo, com 3 mil 749, e a CNN, com 2 mil 616.
Na avaliação de Ricardo Monteiro, diretor de operações da Tunad, o ano passado foi marcado por forte dinamismo do setor automotivo, com variação muito grande dos planos de comunicação por parte das montadoras em meios tradicionais:
“Isto fica claro na variação dos players comparando investimento e volumetria de inserções. Como esperado, as duas montadoras chinesas BYD e GWM vieram com força. E a TV paga mostra atividade mais intensa”.
Para realizar a pesquisa a Tunad utilizou sistema próprio de captura de sinal dos canais das TVs aberta e paga, capaz de identificar o momento de início dos comerciais, e fez a classificação automática via audio-matching, ou correspondência de áudio, na tradução ao português, com equipe de auditoria que realiza a conferência final para a validação dos resultados.