São Paulo – Parceiras na Horse, divisão dedicada a motores a combustão, e em uma operação industrial em Busan, Coreia do Sul, Renault e Geely estão negociando ampliação da parceria com foco no mercado brasileiro. Reportagem da Agência Reuters, com três fontes consultadas mas que não quiseram se identificar, relata que até o fim do mês a extensão deste acordo deverá ser anunciada, com a venda de veículos Geely, importados da China, na rede Renault do Brasil.
É algo semelhante ao acordo feito pela Stellantis com a Leapmotor, com a diferença de que a chinesa caminha para ter rede própria aqui. A Stellantis comprou, também, uma fatia da fabricante chinesa – e, segundo a Reuters, a Geely pode fazer o mesmo com a Renault do Brasil.
Há intenção, também, de a Geely usar a fábrica de São José dos Pinhais, PR, para produzir seus modelos no futuro, podendo ser a combustão, híbridos e elétricos.
Procurada pela Reuters a Renault afirmou que tem trabalhado em cooperação com a Geely desde 2022: “Desde então os dois grupos têm discutido oportunidades potenciais sob o espírito de parceria aberta e inovadora”.
Afirmou que não há pormenores sobre “nenhuma nova cooperação neste momento”.