São Paulo – A indústria automotiva argentina produziu 42,4 mil veículos em fevereiro, crescimento de 13% sobre o mesmo mês do ano passado e de 41,1% sobre janeiro. O resultado foi considerado positivo para Martín Zuppi, presidente da Adefa, que divulgou os dados na sexta-feira, 7:
“Com dezoito dias úteis e ainda com algumas fábricas em recesso por férias, ou em processo de adaptação para receber novos investimentos, o setor registrou um bom comportamento”, afirmou em nota. E a tendência é seguir com bons números, puxado pela redução nos impostos para veículos: “Qualquer redução na carga tributária gera uma melhora na competitividade e recuperação dos níveis de atividade”.
No primeiro bimestre a alta na produção chegou a 20,5% sobre o resultado acumulado nos primeiros dois meses do ano passado, somando 72,5 mil veículos.
No mês passado as fábricas exportaram 22,5 mil veículos, o dobro do registrado em janeiro e 4,6% abaixo do resultado de fevereiro do ano passado. No ano o saldo ainda é negativo, 13,5% de queda, 33,6 mil unidades.
As vendas de veículos, segundo a Acara, dobraram no primeiro bimestre, somando 112,4 mil unidades. Em fevereiro foram vendidos 42,9 mil, crescimento de 71,3% sobre o mesmo mês do ano passado e 38,2% abaixo de janeiro.