São Paulo – Ainda que o resultado de vendas do primeiro trimestre tenha sido o maior dos últimos cinco anos, com crescimento de 7% na venda de veículos leves, comparado com os primeiros três meses de 2024, a Bright Consulting concluiu uma revisão, para baixo, de suas projeções para o mercado e para a produção.
O corte foi de 50 mil unidades, segundo contou seu COO Murilo Briganti. Agora a expectativa para vendas de leves em 2025 é de 2 milhões 596 mil unidades, o que representaria um crescimento de 4,7% sobre o resultado do ano passado.
“Consideramos alguns índices na hora de fazer as contas das projeções: tíquete médio, renda média das famílias das classes A, B e C, PIB, participação da venda direta e o Índice de Confiança do Consumidor da Fecomércio”, disse Briganti a jornalistas na quarta-feira, 2. “Este registrou uma queda de 5 pontos recentemente, o que acabou influenciando nas nossas projeções”.
A redução na expectativa do mercado respingou também na projeção da produção de veículos leves, agora de 2 milhões 530 mil unidades, 6,3% superior à registrada no ano passado.
Antes as projeções da Bright estavam bem alinhadas com as divulgadas pela Anfavea no começo do ano, de alta de 6,6% nas vendas, para 2 milhões 653 mil unidades, e de 8,4% na produção, 2 milhões 580 mil veículos.
Crescimento dos chineses
Com sua plataforma Autodash presente em cerca de 80% das fabricantes de veículos locais e oferta de projetos de consultoria a Bright tem olhado de perto o avanço das marcas chinesas no mercado. Briganti disse que além das já estabelecidas e anunciadas existem outras interessadas, mas descartou o que tem sido chamado de “invasão chinesa”.
“Pelos nossos cálculos, os chineses representarão 12% das vendas em 2030, em um mercado de 3 milhões de veículos leves”, disse, apontando que muitas marcas estão entrando em segmentos de preços mais elevados, sem grande volume. “E as empresas já estabelecidas estão de olho e preparam novidades para competir”.