Das dez marcas mais vendidas no mercado brasileiro apenas as três tiveram vendas menores
São Paulo – Apenas três marcas dentre as dez mais vendidas do mercado brasileiro registraram números inferiores no primeiro trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado. A Hyundai foi a que mais caiu, com vendas 7,3% inferiores no período, para 34,5 mil unidades.
No mês passado, quando consultada pela Agência AutoData, a empresa disse que a razão foi o plano adotado no fim do ano passado, de virar o ano com estoque de fábrica zerado. Vieram as férias coletivas e, em janeiro, a companhia viu suas vendas caírem bastante pela ausência de veículos em estoque.
De fevereiro para março a queda foi reduzida: de 17% no primeiro bimestre para os 7,3% no fechamento do primeiro trimestre, o que indica que a situação foi contornada.
Chevrolet e Nissan registraram queda leve: 1,9% da terceira do ranking e 1,2% da décima. A Nissan foi superada pela Honda e pela BYD na comparação com o fim do primeiro trimestre de 2024. As duas registraram crescimento superior a 40%.
A liderança ficou com a Fiat, com 21,4% de participação, seguida pela Volkswagen, 15,2%.