Modelo integra o ciclo de investimento de R$ 2,8 bilhões aplicado pela Nissan no Brasil
Resende, RJ – A Nissan deu início à produção da nova geração do Kicks em sua fábrica brasileira na terça-feira, 15, em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, dentre outras autoridades. Fruto de investimento de R$ 2,8 bilhões, ciclo anunciado antes do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, o SUV estreia também um motor turbo, que começa a ser produzido na mesma unidade na Região Sul-fluminense.
A nova geração do Kicks é a mesma produzida no México e já exportada para os Estados Unidos. Montado sobre a plataforma CMF-B da Aliança Renault Nissan, mas um pouco diferente da usada pela Renault em São José dos Pinhais, PR, o SUV ganhou reforços estruturais relevantes e é maior do que a geração anterior, agora batizada de Kicks Play – e que segue em linha em Resende.
Os pormenores a respeito da versão brasileira, bem como preço e projeto comercial, foram ainda mantidos em segredo pela Nissan. Gonzalo Ibarzábal, presidente da empresa no Brasil, confirmou que ele será exportado para a Argentina e o Paraguai, como a geração anterior.
O presidente para a América Latina, Guy Rodriguez, direcionou seu discurso para as alterações feitas na fábrica, que gerará quatrocentos novos empregos com o início da produção do SUV. Na área de estamparia, por exemplo, foi instalada uma nova prensa de 600 toneladas, para fazer as peças menores da nova geração do Kicks.
Outros 98 robôs foram importados do Japão, que se somam aos 71 que já estavam instalados. Ainda foram agregados 29 AGVs, aqueles carrinhos automáticos que percorrem a linha de montagem, somando agora 202 unidades. A automatização no body shop saltou de 55% para 84%.
Fotos: Ricardo Stuckert / Presidência
No total, de acordo com a Nissan, mais de 1,2 mil equipamentos novos foram instalados em Resende, onde são produzidos de 380 a 400 carros por dia. O novo motor turbo também entrou em linha, na unidade produtora de motores do complexo – e suas especificações também foram mantidas em segredo.
Quatro novos fornecedores internos, que produzem peças e sistemas ao lado das linhas da Nissan, foram instalados: Ficosa, Jtekt, Usiminas e Valeo se juntaram a Sanoh e Marelli. Juntos com a montadora empregam em torno de 3 mil pessoas.