São Paulo – As vendas de vans, caminhões e ônibus registraram queda no mercado europeu no primeiro trimestre, de acordo com dados divulgados pela Acea, entidade que representa as montadoras locais. Segundo a entidade o recuo foi causado pela menor demanda nos principais mercados por causa do crescimento econômico lento.
O mercado de vans somou 352,5 mil unidades vendidas de janeiro a março, queda de 12,2% na comparação com idênticos meses do ano passado. A maior retração foi registrada na Itália, de 15,2%, seguida por Alemanha e França com recuo de 10,7%. Dos quatro principais países, apenas a Espanha registrou crescimento de 12,6% nas vendas.
O segmento de caminhões recuou 16% no primeiro trimestre, com 72,9 mil vendas. Segundo a Acea este recuo foi puxado por vendas 16% menores de caminhões pesados e uma queda de 12,5% na demanda por caminhões médios.
Os quatro principais mercados de caminhões caíram de janeiro a março, com a maior queda registrada na Alemanha e França, 25,4% e 17,6%, respectivamente. Na Espanha o volume de vendas foi 12,8% menor e na Itália recuaram 9,4%.
As vendas de ônibus registraram a menor retração no primeiro trimestre, de 1,8% com relação a iguais meses do ano passado, acumulando 8,7 mil unidades. Na Alemanha houve o maior recuo, de 15%, seguida pela Itália que viu o mercado retrair 7,3%, enquanto a Espanha registrou pequena queda de 0,5%. Na França houve leve alta de 0,1% de janeiro a março.