Fábrica opera em um turno e meio e espera o Jeep Avenger para voltar a ter produção de mais de uma marca
Porto Real, RJ – A Citroën celebrou na segunda-feira, 19, a produção de seu veículo de número 1 milhão no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real. Foi escolhido um Basalt Shine vermelho para simbolizar o marco, alcançado ao longo de 24 anos de operação. A unidade, que sempre produziu Peugeot e Citroën, voltará a ser multimarcas em breve, segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul.
Quando inaugurada a fábrica montava modelos das duas marcas do antigo Grupo PSA e assim fez até o ano passado, quando a produção dos modelos Peugeot foi definitivamente transferida para El Palomar, na Argentina. Somadas as duas marcas, a propósito, o volume fabricado em 24 anos sobe para 1,8 milhão, além de 2,4 milhões de motores.
Os três modelos fabricados em Porto Real são do projeto C-Cubed, gerenciado pela engenharia brasileira e pensado para o mercado regional: o C3, o C3 Aircross e o Basalt, que fazem parte do ciclo de investimentos passado. Portanto os R$ 3 bilhões a serem injetados de 2025 a 2030 incluem ao menos um quarto veículo a sair da linha sul-fluminense.
Após contratar trezentos profissionais no início do ano, totalizando 1,8 mil empregados diretos, o polo automotivo prepara-se para abrir um segundo turno de produção. Segundo o executivo a fábrica opera hoje em um turno e meio e, à medida que houver maior demanda, ele será ampliado: “Pode ser no fim do ano ou no ano que vem. Não faremos previsões, acompanharemos a evolução do mercado”.
Neste cenário, a capacidade de produção da fábrica é de 130 mil veículos por ano. Considerando a possibilidade de trabalhar em três turnos com o aumento do portfólio o número poderá chegar a 180 mil unidades. Hoje são feitos 31 carros por hora e 257 por dia.
Haverá cinco novos fornecedores, dos quais dois estarão instalados dentro do parque até 2026 e, portanto, somarão nove empresas, sem pormenores. Cappellano não falou sobre o índice de nacionalização, mas assegurou que a unidade está alinhada a outras plantas como Goiana, PE, e próxima a Betim, MG.
Onze modelos CItroën foram fabricados na história de Porto Real. Fotos: Divulgação.
Existente desde 2001 a fábrica já produziu onze modelos Citroën, começando pelo Xsara Picasso, passando por C3, Xsara Picasso reestilizado, C3 Aircross, C3 Picasso, segunda geração do C3, segunda geração do Aircross, C4 Cactus, terceira geração do C3, Aircross e Basalt.