São Paulo – Enquanto o setor de distribuição de veículos caminha no sentido de criar concessionárias vada vez menores e mais enxutas, para reduzir custos, a Toyota T-Line seguiu o sentido oposto: inaugura na quinta-feira, 25, na Zona Sul de São Paulo, uma das maiores revendas Toyota no Brasil, ocupando prédio de 10,5 mil m² de área construída e com investimento de R$ 10 milhões.
É um endereço conhecido do setor automotivo: o mesmo prédio, situado na Avenida Washington Luiz, próximo ao Aeroporto de Congonhas, foi sede do centro de treinamento Volkswagen até 2021, quando, em meio à pandemia, a montadora transferiu as operações para dentro da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP.
A T-Line terá um diferencial: será mantido um estoque de veículos blindados com pronta entrega em parceria com a Carbon, de acordo com Rachel Tsung, vice-presidente do grupo. O estoque de blindados será composto pelos modelos, versões e cores mais vendidos. No caso de um cliente optar por um modelo fora do estoque, o processo de blindagem demora 35 dias na Carbon, que recebe e reenvia o carro para a concessionária.
De acordo com Tsung quem procura um carro blindado deseja tê-lo disponível o quanto antes, o que justifica a criação do estoque para a demanda: “Normalmente quem procura um veículo blindado passou por algum tipo de trauma ou já tem um e não anda mais sem blindagem. Por isso imobilizamos alguns milhões de reais do nosso capital para investir no estoque”.
Por ano a Toyota T-Line vende cerca de 260 veículos blindados. O volume não é alto mas, de acordo com Tsung, o foco não é em grandes volumes de vendas mas, sim, na rentabilidade do negócio. No caso dos blindados a revenda atende até clientes de outras cidades que vêm para São Paulo por causa da pronta entrega.
Outro objetivo com a mudança de endereço é melhorar o atendimento aos clientes. A meta é realizar revisões em até 60 minutos, com dois funcionários trabalhando no veículo, um de cada lado, no sistema chamado de Duotec, muito comum no Japão.
As revisões são agendadas, mas o novo espaço também terá capacidade para atender clientes que estão passando pela região e decidem fazer a revisão do seu Toyota. Metade do prédio novo é dedicada a serviços de pós-vendas e funilaria. Para oferecer algo a mais para os clientes que aguardam a realização de algum tipo de manutenção no veículo, a nova loja oferece espaço de coworking e um bar temático.