São Paulo – A produção de veículos nas fábricas da Toyota de Sorocaba e Indaiatuba, SP, foi suspensa na terça-feira, 23, em decorrência do acidente na unidade que produz motores em Porto Feliz, SP, causado pelas chuvas que atingiram o Estado na segunda-feira, 22. Como a companhia trabalha sem estoque não há previsão de retorno da operação nas linhas.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, uma reunião da empresa com os sindicatos foi agendada para quarta-feira, 24, para passar uma avaliação dos estragos. A expectativa do dirigente sindical é de que esta paralisação se estenda por algum tempo.
“Acredito que a fábrica ficará parada por no mínimo mais uma semana, porque Porto Feliz fornece os motores tanto para Indaiatuba como para Sorocaba. Mas ainda não temos confirmação de prazos.”
Não houve pessoas feridas com gravidade, segundo Manoel Neres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, que representa os trabalhadores de Porto Feliz. Trinta funcionários tiveram ferimentos leves. Segundo ele “se a fábrica ficar parada só uma semana será ótimo”, mas evitou arriscar um prazo.
Neres disse que “pareceu ter passado um furacão por ali” e que aparentemente muitos robôs foram danificados. A Toyota informou, por nota, que avalia o tamanho do prejuízo e que a produção em Porto Feliz está paralisada por tempo indeterminado.
Por dia, de acordo com o dirigente sindical, são produzidos 280 motores em Porto Feliz. A fábrica abastece as linhas de produção de Indaiatuba e Sorocaba, que produzem o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross e o hatch Yaris para exportação. O lançamento do Yaris Cross, SUV compacto que passará a integrar o portfólio da Toyota do Brasil, está agendado para o fim do mês que vem.
A fábrica de Porto Feliz produz também motores que são exportados para os Estados Unidos.