São Paulo – A Renault e a Chery têm mantido trocas de ideias a respeito de estabelecer parceria na produção de veículos na América do Sul. As negociações, segundo fontes familiarizadas com o assunto afirmaram à agência Bloomberg, incluem planos para a Argentina e a Colômbia, onde a Chery teria acesso às fábricas da Renault em troca do investimento e do design do produto.
A Chery poderia utilizar a fábrica da Renault em Envigado, Colômbia, para produzir carros a combustão, a maioria sob a marca francesa e o restante da chinesa. Na unidade da Renault em Córdoba, Argentina, o plano seria fabricar picapes híbridas plug-in, com a montadora francesa exercendo o papel de distribuidora geral dos veículos, algo semelhante à parceria firmada com a Geely no mercado brasileiro.
Segundo as fontes as negociações estão em andamento mas, por ora, nada foi fechado. A parceria com a Geely no Brasil não seria afetada.
Não é segredo que a Renault vem buscando alianças para reduzir seus custos e ampliar seu portfólio. Na outra ponta a Chery é, de acordo com a Frost & Sullivan, a principal marca de exportação de automóveis da China, com ampla experiência em trabalhar com empresas ocidentais, a exemplo de Jaguar e Land Rover.
Procuradas pela Bloomblerg nenhuma das empresas quis comentar.