São Paulo – A Leapmotor anunciou na terça-feira, 7, que iniciará a venda dos SUVs B10 e C10 no Brasil em novembro. Assim como todas as outras marcas da Stellantis a novata chinesa estará no Salão do Automóvel, de 22 a 30 de novembro, em São Paulo.
Segundo Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul, “ainda não podemos dizer se começamos a operação comercial antes ou durante o Salão do Automóvel, mas posso confirmar que será em novembro e que estaremos lá com nossos produtos”.
A nova organização no País, formada por pessoas ligadas diretamente a Stellantis, que detém 51% de participação numa joint-venture internacional com a Leapmotor, prepara os ajustes finais para o início da operação, que conta com diversos parceiros. Muitos deles são operadores de serviços eletrificados como a Zletric, Voltbras e Greenv, operadores de eletropostos, além da Weg, que também atua nesse segmento e no de produção de motores elétricos, dentre outros parceiros.
Mas o grande parceiro da Leapmotor é a Stellantis, que emprestará todo seu conhecimento do mercado brasileiro, inclusive parte da sua rede, para comercializar os dois modelos que inicialmente estarão disponíveis no portfólio.
Além disso a Leapmotor compartilhará o Centro de Distribuição de Peças da Stellantis em Betim, MG, uma enorme estrutura que já abriga todos os itens das sete marcas que estão no País: Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram, Abarth e Mopar.
Durante rápido encontro em São Paulo para apresentar alguns dos seus parceiros Varela também contou que a tecnologia REEV, sigla em inglês para veículo elétrico com alcance estendido, que utiliza um motor a combustão que funciona exclusivamente para abastecer a bateria de tração, será chamado de ultra-híbrido “Somos a única marca a oferecer a tecnologia ultra-híbrida no Brasil”.
Ainda não está confirmado mas provavelmente serão ofertadas duas configurações de propulsão: uma 100% elétrica e outra com o extensor de autonomia, ou ultra-híbrido, tanto para o C10, que tem o porte do Jeep Commander, como para o B10, um SUV mais ou menos do tamanho do Jeep Compass.
Considerada uma novata no universo automotivo a Leapmotor, com pouco mais de dez anos de existência, já produziu mais de 1 milhão de unidades na China. Dentre as novas marcas chinesas eletrificadas é líder de vendas, segundo Varela, com mais de 400 mil unidades negociadas este ano, alta de 130% sobre 2024.