Em destaque

Falta de fábricas disponíveis limita expansão de montadoras chinesas na Itália

Segundo o ministro da Indústria italiano, fabricantes chinesas buscam unidades prontas para operar e têm priorizado Espanha e França
ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso
Ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso (Foto: Ministero dello Sviluppo Economico / Wikimedia Commons)

São Paulo — A falta de fábricas disponíveis para compra tem dificultado os planos de montadoras chinesas de ampliar a produção na Itália. Segundo a Reuters, as empresas têm concentrado as buscas por instalações na Espanha e na França, de acordo com o ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso.

As fabricantes chinesas buscam ampliar a produção dentro da União Europeia. O motivo é a possibilidade de novas regras do bloco que estabeleçam requisitos mínimos de conteúdo local para veículos elétricos comercializados na região. “Eles estão em turnê pela Europa e o que estão pedindo? Uma fábrica pronta para operar”, disse Urso a parlamentares em Roma, ao descrever o interesse das montadoras por instalações que possam iniciar a produção rapidamente.

Segundo o ministro, representantes de fabricantes chinesas visitaram unidades industriais italianas e participaram de reuniões com o governo, mas não encontraram instalações adequadas. Entre eles está Alfredo Altavilla, consultor europeu da BYD.

Stellantis mantém fábricas na Itália

Urso atribuiu a falta de opções à manutenção das operações industriais da Stellantis no país. A companhia, única grande montadora italiana, optou por manter suas fábricas em funcionamento e desenvolver parcerias com empresas chinesas, em vez de vender as unidades. “Ao contrário de outras empresas do setor, a Stellantis não fechou nenhuma fábrica na Itália e, portanto, não possui instalações prontas para uso que possa entregar às montadoras chinesas”, disse o ministro ao Parlamento.

Em declaração à Reuters no mês anterior, Altavilla afirmou que a BYD prefere comprar uma fábrica na Europa e ter controle integral da unidade, em vez de compartilhar instalações com parceiros locais. Na ocasião, ele disse que a fabricante chinesa concentrava suas buscas na Espanha e na França.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco