São Paulo – A GWM lançou uma versão limitada do Haval H6, a HEV One, que é baseada na HEV2, com apenas 2 mil unidades disponíveis no Brasil. Por R$ 199 mil é a opção mais barata do portfólio do SUV.
Esta configuração foi criada para celebrar a liderança da empresa dentre os veículos híbridos e também o recorde de vendas em maio de 2025, quando emplacou 3,2 mil veículos.
O Haval H6 HEV One mantém o sistema de propulsão híbrido que combina um motor 1.5 a combustão e um elétrico, gerando 243 cv de potência. Como diferencial a versão traz lanternas vermelhas no lugar do acabamento fumê das demais configurações e acabamento interno em black piano para substituir o cinza fosco.
São Paulo – O BMW Série 3 chegou à marca de 45 mil unidades produzidas no Brasil, na fábrica de Araquari, SC. O sedã foi o primeiro modelo produzido na unidade, em 2014, logo após a sua inauguração. Para festejar esta marca a BMW adicionou uma nova cor ao portfólio do modelo, a Arctic Race Blue.
Em Araquari são produzidas três versões do Série 3: 320i GP, 320i GP Sport e 320i M Sport, todas equipadas com motor 2.0 turbo de 184 cv de potência e câmbio automático. Na unidade a BMW também produz outros três modelos: X1, X4 e X5 híbrido plug-in.
São Paulo – Gustavo Aguiar será o novo CMO, diretor de marketing, da General Motors para a América do Sul a partir de 14 de julho. Ele soma vinte anos de experiência em marketing e passagem por empresas como 99, Johnson & Johnson e Tembici.
Segundo a empresa a chegada de Aguiar marca uma nova etapa nos planos de marketing na América do Sul, com foco em inovação contínua, transformação digital e fortalecimento da marca no dia a dia dos consumidores.
O diretor se reportará diretamente a Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, e indiretamente a Norm de Greve, CMO global.
São Paulo – A primeira turma, de cinquenta alunos, do Ford Enter concluiu as aulas do curso gratuito que é oferecido pela companhia. Os alunos receberam 300 horas de aulas com capacitação técnica, comportamental e encaminhamento ativo para o mercado de trabalho.
Para celebrar a formatura a Ford levou a primeira turma, e a segunda, que se formará em agosto, para conhecer o seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na América do Sul, instalado em Camaçari, BA.
São Paulo – A ApexBrasil levou 37 fabricantes nacionais de implementos rodoviários, peças e partes para mais uma rodada internacional de negócios, dessa vez no Paraguai. As empresas se reunirão com potenciais clientes por meio do programa MoveBrazil, criado em 2016 com apoio da Anfir para fomentar as exportações nacionais.
São Paulo – A Driv anunciou Marcelo Rosa como novo diretor geral da operação brasileira. Criada em abril, após registrar o maior crescimento global da companhia em 2024, a Driv Brasil Soluções Automotivas busca ampliar o portfólio e fortalecer sua presença no mercado de reposição nacional com as marcas Champion, FP Diesel, Wagner, Monroe e Monroe Axios.
Antes de ocupar esta posição o executivo era responsável pelo aftermarket da Dana para a América do Sul, tendo liderado operações no Brasil, na Argentina e na Colômbia.
Com 25 anos de experiência no setor Rosa também passou por empresas como Continental, Meritor e Affinia, nas quais ocupou cargos de liderança nas áreas de vendas, marketing, gestão de portfólio e reestruturação de negócios.
Engenheiro de produção com pós-graduação em controladoria e MBA em administração pelo Insper, o executivo de 44 anos, nasceu no Rio Grande do Sul e fundou a MRA Automotive, consultoria dedicada à indústria de autopeças.
São Paulo – A Marcopolo comemorou marco em sua trajetória industrial: a fabricação de 20 mil ônibus na unidade de São Mateus, ES. A conquista foi alcançada com a entrega de quarenta veículos urbanos para o sistema Transcol, que atende a Região Metropolitana da Grande Vitória, de um total de 137 unidades.
Somente este ano, de acordo com a fabricante, houve a participação em 70% da renovação do sistema urbano da Grande Vitória. O veículo comemorativo de número 20 mil foi um modelo Torino fornecido à operadora Unimar. Todos os quarenta ônibus têm ar-condicionado, wi-fi, acessibilidade e motor Euro 6.
Inaugurada em 2014, a unidade da Marcopolo em São Mateus iniciou suas atividades com a produção de micro-ônibus da marca Volare. Desde então, consolidou-se como polo estratégico para a companhia. A partir de 2019, passou a fabricar também carrocerias para ônibus urbanos.
Em 2023, a empresa anunciou investimento de R$ 50 milhões para modernizar e expandir a fábrica capixaba, que se prepara para tornar-se referência na produção de ônibus elétricos – a primeira unidade do modelo Attivi Integral fabricada em São Mateus foi concluída em outubro do mesmo ano.
Com 27 anos, a Volare é líder brasileira na produção de micro-ônibus. Destaca-se pelo pioneirismo, inovação, agilidade no atendimento às demandas do mercado, ampla rede de concessionárias e flexibilidade no fornecimento de modelos sob medida para as diferentes aplicações do transporte de passageiros, além do compromisso com a sustentabilidade. A marca trabalha continuamente no desenvolvimento de novos modelos de micro-ônibus.
“Nos últimos dois anos, lançamos cinco modelos, incluindo veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis, como o Attack 9 híbrido (etanol/elétrico) e o Fly 10 GV. A eles juntam-se o Fly 12, o micro-ônibus com a maior capacidade de passageiros, Attack 8 Robust e o Attack 10, focados nas demandas do transporte de passageiros nas mais diferentes regiões do País”, destaca Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo. Todos esses lançamentos contribuem para uma mobilidade eficiente e proporcionam economia, conforto, segurança, com redução dos custos de aquisição e operacional de forma sustentável.
Um dos lançamentos foi o Volare Fly 12, considerado um verdadeiro “super micro”. O modelo tem capacidade de transportar com eficiência até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com custos reduzidos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.
“O Fly 12 impõe presença, inovação e se destaca entre os micro-ônibus. Sua robustez e vocação para o trabalho pesado são latentes”, comenta Portolan. De acordo com o executivo, pode ser utilizado para o transporte escolar e fretamento, com maior espaço, conforto e segurança, proporcionando a agilidade e fluidez de um micro, com a robustez de um modelo convencional.
Lançado em março, o Volare Fly 10 GV é mais uma opção da marca para a descarbonização do transporte e está disponível para os segmentos urbano, executivo e escolar. O motor, desenvolvido especialmente para aplicação GNV e biometano, em qualquer proporção, garante excelente relação de potência e desempenho, o que representa economia operacional e proporciona redução de até 96% das emissões de material particulado e 84% de gases que causam efeito estufa.
Outra grande novidade da Volare é o desenvolvimento do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, e por esta razão o Attack 9 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.
A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três packs de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.
Com o contínuo crescimento do segmento do transporte escolar nos últimos anos no Brasil, a Volare desenvolveu o Attack 10 para atender a demanda por modelos específicos para diferentes aplicações, com maior capacidade, menores custos de aquisição e de operação. “No Attack 10 procuramos otimizar o investimento e a economia do operador, desenvolvendo um veículo com componentes de menor manutenção e custo de reposição, como rodado 17.5 polegadas no lugar do de 19, piso de alumínio extrudado, sistema de ar-condicionado convencional (sem ser dutado) e poltronas do modelo Executiva. O foco são as licitações, onde os municípios precisam de mais capacidade, com preço competitivo e manutenção facilitada”, enfatiza Portolan.
A Volare continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades do mercado de transporte de passageiros. Com um portfólio diversificado e soluções sustentáveis, a marca reforça o seu compromisso com a excelência e a liderança de mercado, contribuindo ativamente para o futuro da mobilidade.
Quem já teve a oportunidade de frequentar uma oficina mecânica em qualquer cantinho do Brasil possivelmente já esbarrou nessa marca. Natural de Joinville (SC), a Schulz S.A. foi fundada em 1963 como uma pequena fundição e logo se notabilizou como fabricante de compressores. Ao longo dessas mais de seis décadas, ampliou o negócio, manteve a produção dos compressores e se transformou em uma das metalúrgicas mais importantes do Brasil e do mundo. Hoje é uma das maiores companhias de bens de capital do Brasil. Fatura R$ 2,4 bilhões, emprega 3.600 pessoas em instalações de mais de 195 mil m² de área construída e está presente em mais de 70 países.
Essa história pode ser narrada por uma linha condutora que sempre permeou sua trajetória: a inovação. Hoje a empresa é referência mundial em fundição, usinagem, pintura e montagem de peças para os mercados de caminhões, máquinas agrícolas, equipamentos de construção e aerogeradores, além de ser a maior fabricante de compressores de ar da América Latina.
Na Schulz, a inovação vai além dos produtos: ela também impulsiona decisões estratégicas e iniciativas sustentáveis da companhia. A empresa acaba de anunciar um marco significativo em sua trajetória de sustentabilidade: a aquisição de participação no Complexo Solar Janaúba, da Elera Renováveis – empresa da gestora canadense Brookfield –, localizada em Minas Gerais. Essa decisão concedeu à Schulz o início da autoprodução de energia limpa neste começo de 2025. “Nosso compromisso para a redução de emissão de carbono estava previsto para 2030. A decisão estratégica de antecipar investimentos em fontes renováveis, contudo, nos trouxe um avanço expressivo: cumprir a meta já em 2025”, celebra Sandro Trentin, CEO da Schulz S.A.
Com essa iniciativa estratégica, a Schulz passou a integrar um parque de geração de energia elétrica por meio de painéis solares, com capacidade instalada total de 48 MW. A energia gerada é suficiente para neutralizar integralmente as emissões de CO₂ relacionadas ao Escopo 2 do Protocolo GHG (Greenhouse Gases), representando um passo decisivo rumo à descarbonização das operações da empresa.
Sustentabilidade também obtida em novos materiais
O compromisso de reduzir CO₂ não se resume à aquisição da usina fotovoltaica. A Schulz desenvolveu uma nova liga metálica capaz de reduzir em até 80% as emissões de CO₂ em seus materiais fundidos. Essa inovação é resultado de investimento em pesquisa e desenvolvimento de materiais mais limpos, com foco na descarbonização dos processos industriais. A nova liga já está em fase de produção e posiciona a empresa na vanguarda de soluções sustentáveis para o segmento automotivo pesado.
E foi além: a empresa também investiu em tecnologias para a gestão inteligente de frotas, por meio da Schulz Tech. A unidade oferece soluções de monitoramento em tempo real, como rastreamento e controle de pressão e temperatura dos pneus, que contribuem para a melhoria da eficiência operacional e redução do consumo de combustível, além do controle de emissões de CO₂ no transporte urbano, rodoviário, industrial e no agronegócio.
Como parte de sua estratégia de crescimento, a Schulz adquiriu a Janus & Pergher, empresa brasileira especializada na fabricação de equipamentos para geração de gases industriais e medicinais, além de soluções para a purificação de biogás, onde são removidos gases nocivos. Como resultado, o processo gera biometano, combustível renovável com propriedades similares às do gás natural.
Com essa aquisição, a Schulz passa a integrar ao seu portfólio soluções em energia renovável que contribuem para a valorização de resíduos orgânicos e a redução da pegada de carbono em setores industriais e agroindustriais. A Schulz também anunciou a aquisição de uma nova planta de fundição, projetada para ampliar a capacidade produtiva da empresa. A unidade está sendo concebida com foco em eficiência energética e redução de emissões, reforçando o compromisso da Schulz com práticas produtivas mais limpas e sustentáveis.
Com uma visão de futuro aliada à responsabilidade ambiental, a Schulz reafirma seu compromisso em crescer de forma sustentável, investindo em soluções que unem tecnologia, eficiência e respeito ao meio ambiente.
A partir de 14 de julho Ariel Montenegro, presidente e CEO da Renault Sofasa, subsidiária do grupo na Colômbia, cargo que ocupa desde 2022, será o novo presidente e diretor geral da Renault do Brasil.
O argentino é formado engenheiro mecânico pela Universidade Tecnológica Nacional da Argentina e iniciou sua carreira, na empresa, como aprendiz em 2005. Ao longo de sua trajetória na Renault ele ocupou diversos cargos na região das Américas e na França.
Em 2020 Montenegro foi nomeado diretor executivo, chefe de gabinete do CEO da marca Renault, apoiando o desenvolvimento do plano estratégico da Renaulution. Trabalhou em estreita colaboração com o comitê executivo na coordenação e liderança do grupo.
Em nota a Renault agradeceu a Gondo por seu profissionalismo, comprometimento e contribuição para o crescimento da marca e lhe desejou sucesso em sua nova etapa. O executivo ainda não comunicou seus próximos passos.