AutoData - Brasil recebe projeto piloto de gestão de frotas da Bosch
news
12/01/2015

Brasil recebe projeto piloto de gestão de frotas da Bosch

Por André Barros

- 12/01/2015

O Brasil foi escolhido pela diretoria da BSO, Bosch Service Solutions, para receber projeto piloto de gestão de frotas, que em breve será oferecido em outros países. Com objetivo de se tornar líder em BPO, Business Process Outsourcing – terceirização de processos de negócios que usam a área de TI, tecnologia de informação –, a divisão da gigante de autopeças quer dobrar sua participação no mercado local, onde atua em duas localidades: São Paulo Capital e Joinville, SC.

Segundo Sebástian Funes, gerente geral da divisão da companhia no Brasil, o crescimento do projeto está em ritmo acelerado, com aumento no volume de clientes particulares e de frotas empresariais. A empresa, porém, não divulga nome nem quantidade de clientes.

“A gestão de frotas utiliza dados fornecidos por um dispositivo instalado nos veículos que permite o monitoramento de sua posição exata, consumo de combustível ou a velocidade praticada. Gera como benefícios o aumento da rentabilidade na frota e menor impacto no meio ambiente.”

São quatro pacotes de serviços disponíveis: Proteção de Veículos e Monitoramento de Frotas Básico, Avançado e Premium. “O serviço suporta o recebimento de todas as informações de custo de cada veículo. Assim o gestor pode atuar de forma assertiva em um plano que possa gerar redução de custos para e empresa, por meio de relatórios online enviados pela Bosch.”

Este é apenas o serviço mais novo da BSO, que atende também com os setores financeiro e de seguros, tecnologia e telecomunicações, viagens e transporte, farmacêutico e outros. No segmento automotivo a empresa oferece, além da gestão de frotas, serviços como eCall – abreviação em inglês para chamada de emergência –, apoio à manutenção de veículos, controle e serviços remotos.

“Também contamos com uma central de outsourcing de processos de negócio, que faz serviços de processos financeiros e de contabilidade, como a folha de pagamento, além de logística de treinamento, dentre outros.”

Dentre os clientes globais da BSO estão Mercedes-Benz e Michelin. “No Brasil fechamos recentemente contrato com uma montadora” – ainda mantida em sigilo.

Segundo Funes há espaço para crescer por aqui. “Podemos atender concessionárias e monitorar mídias sociais. Estamos negociando com vários potenciais clientes do setor.”

O executivo não revelou faturamento tampouco representação da divisão dentro dos negócios da Bosch. Globalmente, porém, a companhia faturou € 46,1 bilhões no ano passado, crescimento de 3% sobre o resultado de um ano antes.


Whatsapp Logo