AutoData - Freios ABS ou CBS serão obrigatórios para motos em 2019
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12/01/2015

Freios ABS ou CBS serão obrigatórios para motos em 2019

Por André Barros

- 12/01/2015

As exigências para segurança veicular ficarão mais rígidas também para o segmento de duas rodas. Assim como ocorreu nos automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, sistemas de freio mais modernos e evoluídos serão obrigatórios para motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos, de acordo com cronograma estabelecido pelo Contran e publicado na edição de terça-feira, 9, do Diário Oficial da União.

Mas há uma diferença: para estes veículos serão dois os sistemas disponíveis. Além do já conhecido sistema de antitravamento das rodas, ou ABS, há possibilidade do uso do sistema de frenagem combinada das rodas, o CBS. Para modelos com até 300 cm3 de cilindrada – ou potência de até 22kW no caso das elétricas – as montadoras poderão optar por um ou o outro e, acima disso, o ABS será a única opção.

A obrigatoriedade começa em 1º. de janeiro de 2016 para apenas 10% da produção ou importação, segundo o cronograma estabelecido pela Resolução 509 do Contran. Em 2017 o índice sobe para 30%, alcança 60% em 2018 e completa os 100% de 2019. O fabricante ou importador pode antecipar as metas, se assim desejar.

Ficam isentos da obrigatoriedade veículos militares, para uso exclusivo fora de estrada, de fabricação artesanal e ciclo-elétricos com potência de até 4kW e que não ultrapassem velocidade final de 50 km/h.

Segundo José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, a medida é uma vitória da associação, que há meses negocia a criação deste cronograma. “Um dos objetivos dos fabricantes é contribuir com o aumento da segurança. O assunto foi discutido por meses nas câmaras temáticas do Contran.”

Para Alexandre Pagotto, analista de marketing da Bosch – uma das fornecedoras de sistema ABS para motocicletas e histórica defensora da obrigatoriedade do componente para o segmento – a decisão representa grande avanço para a segurança no trânsito brasileira. Mas não significa automaticamente, porém, que a demanda seja atraente para a nacionalização do ABS para motocicletas.

“As motocicletas acima de 300 cm3 de cilindrada ainda representam volume reduzido dentro do mercado total. Para tornar viável a produção local seria necessário algo mais parecido com o que ocorreu no mercado europeu.”

Em agosto a Honda lançou no Brasil a primeira moto de baixa cilindrada equipada com freios CBS, a CG 150 Titan linha 2015 – acréscimo de R$ 180 ao preço. De acordo com a fabricante o sistema pode reduzir em até 20% a distância percorrida durante a frenagem.

Na Europa a obrigatoriedade do ABS vale para motocicletas acima de 125 cm3 – abaixo disso o CBS também é aceito. Lá o cronograma estabelece obrigatoriedade aos lançamentos a partir de 2016 e para todas as motocicletas 0 KM, produzidas localmente ou importadas a partir de 2017.


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