AutoData - Parceria mira o desenvolvimento de ônibus elétrico
Tecnologia
25/02/2019

Parceria mira o desenvolvimento de ônibus elétrico

Imagem ilustrativa da notícia: Parceria mira o desenvolvimento de ônibus elétrico
Foto Jornalista Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A produção de um ônibus 100% elétrico e de outro modelo híbrido é o objetivo de parceria firmada pelo Grupo Moura com a Eletra e a estadunidense XALT Energy, recentemente adquirida pelo Grupo Freudenberg e especializada em armazenamento de energia para veículos pesados. A previsão é apresentar esses modelos, protótipos, até meados do ano que vem.

 

Com a parceria o Grupo Moura, que lidera as vendas de baterias para automóveis na América do Sul, passa a trabalhar, também, com baterias de lítio, as mais usadas em modelos elétricos. Há mais de um ano a fabricante brasileira promove intercâmbio tecnológico com a XALT Energy para adaptar essas baterias para o mercado sul-americano – e, no futuro, tornar viável sua produção nacional, quando a demanda justificar investimentos.

 

Segundo Fernando Castelão, diretor geral da divisão de lítio do Grupo Moura, o centro de engenharia da companhia e o ITEMM, Instituto de Tecnologia Edson Mossoró Moura, avaliam o desempenho das baterias de lítio diante do clima e das demandas de energia nas grandes cidades brasileiras.

 

Os dois protótipos da Eletra receberão baterias desenvolvidas para modelos de grande porte, com alta densidade energética e um sistema de gerenciamento de controle eletrônico. A Moura trabalha também em bateria de lítio para outras aplicações, como empilhadeiras e veículos industriais, para telecomunicações e para o armazenamento de energia.

 

“Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes todas as alternativas em acumulação de energia, independente da química ou tipo da bateria, mas com a mesma qualidade e nível de serviço que a Moura sempre teve e que nossos consumidores já conhecem.”

 

Foto: Luiz Molledo/Divulgação.