São Paulo – A produção de um ônibus 100% elétrico e de outro modelo híbrido é o objetivo de parceria firmada pelo Grupo Moura com a Eletra e a estadunidense XALT Energy, recentemente adquirida pelo Grupo Freudenberg e especializada em armazenamento de energia para veículos pesados. A previsão é apresentar esses modelos, protótipos, até meados do ano que vem.
Com a parceria o Grupo Moura, que lidera as vendas de baterias para automóveis na América do Sul, passa a trabalhar, também, com baterias de lítio, as mais usadas em modelos elétricos. Há mais de um ano a fabricante brasileira promove intercâmbio tecnológico com a XALT Energy para adaptar essas baterias para o mercado sul-americano – e, no futuro, tornar viável sua produção nacional, quando a demanda justificar investimentos.
Segundo Fernando Castelão, diretor geral da divisão de lítio do Grupo Moura, o centro de engenharia da companhia e o ITEMM, Instituto de Tecnologia Edson Mossoró Moura, avaliam o desempenho das baterias de lítio diante do clima e das demandas de energia nas grandes cidades brasileiras.
Os dois protótipos da Eletra receberão baterias desenvolvidas para modelos de grande porte, com alta densidade energética e um sistema de gerenciamento de controle eletrônico. A Moura trabalha também em bateria de lítio para outras aplicações, como empilhadeiras e veículos industriais, para telecomunicações e para o armazenamento de energia.
“Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes todas as alternativas em acumulação de energia, independente da química ou tipo da bateria, mas com a mesma qualidade e nível de serviço que a Moura sempre teve e que nossos consumidores já conhecem.”
Foto: Luiz Molledo/Divulgação.
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