São Paulo – Na fábrica de Camaçari, BA, a Continental Pneus recicla mais de 90% dos resíduos de seu processo produtivo, destinados à produção de stick, extensor elástico para lona de caminhão e gancho para carros e motos, e solas de sandália artesanal de couro.
Ou seja: em vez de o material de borracha levar trezentos anos para se decompor na natureza ajuda a gerar renda para quatrocentas pessoas em comunidades do Estado. Segundo a Continental 12 toneladas do material foram recicladas somente no primeiro trimestre deste ano.
Todo esse processo conta com a intermediação da empresa de reciclagem Feira American, responsável pelo processamento e pela destinação adequada do material. A parte da borracha do diafragma usada para produzir solas de sandália de couro é entregue para cooperativas no distrito de Caldas do Jorro, no município de Tucano, no Sertão baiano.
Em busca da meta de tornar-se aterro zero a empresa fabricante de pneus pretende que 100% dos resíduos de seu processo produtivo sejam dedicados à reciclagem até 2030.