AutoData - Bridgestone: 100% dos 0 KM terão pneus verdes em cinco anos.
news
05/01/2015

Bridgestone: 100% dos 0 KM terão pneus verdes em cinco anos.

Por Michele Loureiro

- 05/01/2015

Até 2019 todos os veículos leves 0 KM produzidos no Brasil serão equipados com pneus verdes. A previsão é de Fábio Fossen, novo presidente da Bridgestone no Brasil. “Atualmente 70% dos veículos já deixam as montadoras com pneus que usam tecnologia mais sustentável e esse índice chegará a 100% em cinco anos.”

Segundo Fossen o Inovar-Auto impulsionou a adoção da tecnologia, que diminuiu a resistência ao rolamento. “As montadoras precisam buscar soluções que permitam ganhos energéticos e os pneus foram uma das primeiras alternativas.”

Os principais fatores a determinar índice de eficiência energética em um veículo são o conjunto motor, a aerodinâmica e os pneus, nesta ordem. “Por isso houve uma corrida pelos pneus verdes: há cinco anos seu uso no País respondia por cerca de apenas 20% do total, e ainda assim nos modelos mais caros.”

A Bridgestone calcula que a tecnologia verde proporcione economia de 3% a 4% de combustível, o que automaticamente ajuda a reduzir as emissões de poluentes. “Atualmente 99% dos novos projetos das montadoras já inclui pneus verdes. Tornou-se uma tecnologia incorporada.”

De acordo com Fossen o novo regime automotivo brasileiro impulsionou fortemente a tecnologia, que derrapava há alguns anos devido ao maior preço. Nas contas da Bridgestone os pneus verdes são de 5% a 20% mais caros ante os tradicionais, dependendo da aplicação escolhida.

“Hoje o mercado dirigido às montadoras cresce muito mais rápido do que o mercado de reposição para os pneus verdes, pois os consumidores nem sempre estão dispostos a gastar mais.” De qualquer forma os modelos mais sustentáveis são comercializados pela fabricante em todos os seus cerca de seiscentos pontos de venda no País.

Para atender ao aumento da demanda por pneus verdes a Bridgestone está investindo em modernização e ampliação – de cerca de 10% – da capacidade da fábrica de Santo André, SP. “Serão R$ 150 milhões até 2016, e parte desse montante contempla a área de pneus verdes.”