Juros para financiamentos de veículos 0 KM caíram em ritmo inferior ao da taxa Selic desde agosto
São Paulo – Desde que começou a já interrompida sequência de cortes na taxa básica de juros Selic, que de agosto do ano passado para cá cedeu de 13,75% para 10,5%, os atrasos nos pagamentos de financiamentos de veículos 0 KM superiores a noventa dias recuaram de 5,4% para 4,5%, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil na sexta-feira, 26.
A queda na inadimplência foi de 16,7% no período, ou 0,9 ponto porcentual. Em doze meses foi de 1 pp e, desde dezembro, 0,7 pp De maio para junho cedeu 0,3 pp.
No mesmo período a taxa de juros média aplicada em financiamentos de veículos 0 KM caiu de 26,8% para 25,5%, ainda segundo o BC. A queda foi de apenas 2,3%, sete vezes menor do que o recuo da inadimplência.
A média dos juros cobrados nos financiamentos recuou em ritmo inferior, inclusive ao da Selic: enquanto a taxa básica perdeu 2,75 pp de agosto do ano passado para junho de 2024 os juros para veículos 0 KM caíram apenas 0,7 ponto porcentual. Quase quatro vezes menos.
Os juros ficaram estáveis de maio para junho e repetiram o índice de dezembro do ano passado. Mesmo com a queda da Selic e a aprovação do marco de garantias, que em tese ajudaria a reduzir os juros cobrados no setor, eles insistem em manter patamar elevado.