Ao longo dos nove meses do ano a indústria brasileira de carrocerias de ônibus não conseguira ultrapassar volume mensal de produção de 2,5 mil unidades, atingido em fevereiro. Porém, em outubro, chegou a 2 mil 710 ônibus, crescimento de 10% sobre setembro, ainda que 7,5% abaixo de outubro de 2013. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, a Fabus.
Outubro trouxe em especial boas notícias no mercado interno. As entregas avançaram 10% sobre setembro e, pela primeira vez no ano, alta na comparação com o mesmo mês de 2013: pequena, mas importante, de 2,5%. Já as exportações caíram 41% sobre outubro do ano passado – a considerar que foi o mês de melhor resultado de 2013 –, mas aumentaram 12% em relação a setembro.
No acumulado de dez meses a indústria entregou 23 mil 581 unidades, declínio de 18,5% sobre igual período do ano passado. As vendas internas somam 20 mil 820 carrocerias, recuo de 19%, e as externas, 2 mil 751, queda de 17%.
A única fabricante com desempenho positivo é a Mascarello, de Cascavel, PR: no acumulado cresceu 25% nas exportações e 7% no mercado interno, resultando em alta de 9,5% nas vendas totais.
Na comparação mensal de outubro com setembro apenas a Marcopolo Rio, de Duque de Caxias, apresentou resultado negativo, de 5%, com 506 unidades. Em compensação, a Marcopolo, de Caxias do Sul, RS, foi a única a superar as vendas de outubro do ano passado, em 3,5%, com 627 carrocerias.
O destaque das vendas de outubro foi a linha de urbanos, com participação de 62,5%, nove pontos acima do mesmo mês do ano passado. Os rodoviários avançaram 1,5 ponto, para 24,5%, enquanto intermunicipais caíram de 7% para 4,5% e os micro-ônibus de 15% para 9,5%.
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