AutoData - SH Auto Parts: uma empresa feminina em Taiwan.
news
05/01/2015

SH Auto Parts: uma empresa feminina em Taiwan.

Dentro das portas da Shih Hsiang Auto Parts ocorre um fato inusitado e raro na indústria automotiva global: cerca de 80% dos funcionários do setor administrativo da companhia com sede em Taichung, cidade a 160 quilômetros ao Sul de Taipé, Capital de Taiwan, são mulheres.

Fabricante de braços de suspensão com forte atuação no mercado japonês e estadunidense, a SH Auto Parts foi fundada em 1978 em Taipé. Foi transferida para Taichung, cidade natal de seu fundador, anos depois, onde permanece até hoje. Sua filosofia difere do geral dentre as companhias taiwanesas: tem forte atuação social, ao menos internamente.

“Somos uma família”, resume Joanne Chien, diretora de vendas da SH Auto Parts. Segundo a executiva o tratamento dentro da empresa é mais humano e os funcionários contam com benefícios como treinamentos externos, cuidados com a saúde e atividades de lazer com a família, tudo promovido pela empresa.

A diferença do tratamento pôde ser notada já na recepção a grupo de jornalistas estrangeiros que viajou até Taiwan a convite do Taitra, Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan: ao entrar na fábrica foram oferecidos bolinhos, biscoitos doces e coloridos, café, chá e refrigerante em sala cuidadosamente limpa e decorada. Nenhuma outra empresa visitada na excursão proporcionou algo semelhante.

Apenas mulheres acompanharam o grupo em todo o período da visita, que seguiu da apresentação em sala com telão a um tour pelas instalações fabris. Cuidados nos pormenores da organização da fábrica, com enfeites e banners coloridos nas linhas de montagem, destacam-se. Chama a atenção também é a quantidade de mudas de frutas, verduras e legumes espalhadas pelo terreno.

Surpresos, jornalistas japoneses indagaram o porquê de tantas mulheres nos escritórios – segundo eles a realidade em seu país é a oposta: são os homens que dominam os cargos, em especial nas empresas do setor automotivo.

“Não sei se somos uma empresa feminina, mas dentro dos escritórios a maioria é mulher”, afirmou Joanne Chien. Depois, brincou – como fez, aliás, diversas vezes durante a visita: “No chão de fábrica, porém, 95% dos funcionários são homens, pois lá precisamos de força: não bastam beleza e inteligência”.