AutoData - VW do Brasil comemora 35 anos de sua fundação
news
05/01/2015

VW do Brasil comemora 35 anos de sua fundação

Por Marcos Rozen

- 05/01/2015

A Volkswagen do Brasil comemorou em evento realizado na noite da segunda-feira, 1º., em São Paulo, 35 anos da Fundação Volkswagen. A unidade brasileira da montadora é a única em todo o mundo a contar com um braço social e educacional neste formato independente, ainda que coligado.

O embrião da Fundação VW, uma das pioneiras no País no gênero, foi gerado em 1973, com a criação de uma escola do Senai dentro da fábrica da Anchieta, destinada a auxiliar e complementar o desenvolvimento educacional dos funcionários. Com o nascimento da Fundação, em 1979, as atividades aos poucos se expandiram para fora dos muros da fábrica.

Apenas nos últimos dez anos, pelos cálculos da VW, a entidade beneficiou quase 1,4 milhão de alunos em todo o País, além de prover serviços de formação a 18 mil educadores da rede pública em mais de quatrocentos municípios de 13 Estados. Há ainda atuação em projetos de desenvolvimento social, que envolveram 15 mil pessoas.

Para Holger Rust, presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen e VP de RH da montadora, “além da sociedade nosso público interno, de mais de vinte mil empregados, também é impactado pelas ações da Fundação. Um de nossos projetos premia anualmente dez organizações sociais nas quais os empregados desenvolvam algum tipo de atividade voluntária. Assim, reconhecemos o funcionário que já faz trabalho voluntário e mobilizamos e atraímos outros para as causas sociais, atuando nas comunidades onde vivem e proporcionando transformações sociais positivas”.

Atualmente são apoiados diretamente dez projetos, sete de educação e três de desenvolvimento social, incluindo neste último o Instituto Baccarelli, de ensino e profissionalização musical, mantenedor da Orquestra Sinfônica Heliópolis, reconhecida internacionalmente. A orquestra fez apresentação no evento de comemoração dos 35 anos, no Centro de São Paulo, que serviu também como uma espécie de despedida informal de Thomas Schmall, presidente da montadora no País, que retorna à matriz neste fim de ano para ocupar cadeira no board.

Em seu discurso Schmall mais uma vez defendeu a criação de um programa nacional de renovação de frota, o que, para ele, traria grandes benefícios ao País, retirando das ruas veículos com elevados índices de emissão de poluentes e menor número de equipamentos de segurança, e afirmou que em sua nova posição continuará a ajudar a operação local da VW.


Whatsapp Logo