AutoData - Vendas de leves arrefecem na China, mas seguem em elevação
news
12/01/2015

Vendas de leves arrefecem na China, mas seguem em elevação

Por Redação AutoData

- 12/01/2015

As vendas de veículos leves na China encerraram novembro em 2,1 milhão de unidades, de acordo com dados revelados pela CAAM, a China Association of Automobile Manufactures, associação local equivalente à Anfavea.

Ainda que o resultado represente elevação de 2,3 % ante novembro de 2013 o volume causou início de preocupação para a CAAM, por apontar leve arrefecimento: em outubro a comparação anual indicara crescimento de 2,8% nos volumes de venda naquele país. Além disso novembro apresentou a menor variação porcentual positiva no comparativo anual desde fevereiro de 2013.

Dong Yang, dirigente da associação, considerou em comunicado que “o ritmo de desaceleração [nas vendas] tende a permanecer no curto prazo”. Ele ainda alertou para o aumento dos estoques na rede de distribuição, que segundo a CAAM cresceram de 10% a 20%, dependendo da marca, no segundo semestre em comparação ao mesmo período do ano passado.~

De qualquer forma o acumulado dos primeiros onze meses do ano no mercado chinês aponta 21,1 milhões de veículos leves comercializados, crescimento de 6% no comparativo anual, índice próximo ao registrado no mesmo período de 2013, ainda que um pouco abaixo.

Quem puxou o resultado para baixo em novembro foram os comerciais leves: com 315,6 mil unidades, registraram queda de 9% ante mesmo mês de 2013. Já os automóveis fecharam em 1,78 milhão, crescimento de 4,6%. Entretanto este foi o índice de crescimento mais baixo do ano para este segmento nos comparativos anuais, que de janeiro a outubro apresentaram média de 10% de elevação.

As marcas chinesas responderam por 41% do total comercializado naquele país em novembro, mas quem liderou o período mais uma vez foram as montadoras de origem alemã e japonesa, com 304,7 mil e 288,6 mil unidades vendidas no mês, respectivamente.