AutoData - Produção começa o ano em ritmo lento
news
05/03/2015

Produção começa o ano em ritmo lento

Por André Barros

- 05/03/2015

A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus fechou janeiro com retração de 13,7% com relação ao primeiro mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na quinta-feira, 5. Saíram das linhas de montagem 204,8 mil unidades.

Na comparação com dezembro o volume produzido manteve-se estável.

“Paralisações em uma de nossas associadas prejudicou a produção de janeiro”, afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea, sem citar nominalmente a Volkswagen, que teve sua produção na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, paralisada por alguns dias do mês passado devido a protestos de trabalhadores pela demissão de oitocentos funcionários, medida revertida após acordo das partes.

De todo modo o ritmo já vinha lento. Nos últimos doze meses a indústria automotiva nacional produziu 3,1 milhões de veículos, volume 15% inferior ao do período imediatamente anterior. Deixaram de sair das linhas mais de 500 mil veículos quando comparados os dois períodos.

A redução no ritmo das fábricas exerceu impacto sobre o nível de emprego. De dezembro para janeiro foram fechados quatrocentos postos de trabalho e ao fim do mês passado montadoras e fabricantes de máquinas agrícolas empregavam 144 mil 104 trabalhadores.

Há um ano o número de trabalhadores nas fábricas brasileiras se aproximava de 157 mil pessoas. Segundo Moan as montadoras estão aplicando todos os mecanismos possíveis para manter seus funcionários:

“Essa enxurrada de ferramentas como férias coletivas, licenças remuneradas e lay offs são usadas para manter os trabalhadores. Treinar e profissionalizar a mão de obra do setor é custoso e demissões não são boas para nenhuma das partes”.


Whatsapp Logo