AutoData - Hyundai e Renault, disputa cada vez mais acirrada pelo quinto posto
news
06/03/2015

Hyundai e Renault, disputa cada vez mais acirrada pelo quinto posto

Por André Barros

- 06/03/2015

Nenhuma das dez marcas mais vendidas no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves conseguiu registrar resultado melhor, nem mesmo igual, ao de janeiro do ano passado. Da líder Fiat à décima colocada Mitsubishi, todas apresentaram queda nos licenciamentos na comparação com um ano atrás.

As vendas de automóveis e comerciais leves caíram 18,6% no mês passado, para 244,3 mil unidades. Fiat, Renault e Volkswagen registraram queda superior à média do mercado, perdendo participação. Ainda assim a fabricante de Betim, MG, manteve a ponta com 20,3% das vendas de janeiro, mesmo com redução de 21,2% nos licenciamentos, para 49,7 mil unidades.

A VW, que em janeiro de 2014 era a segunda mais vendida, caiu 28,6%, para 39,5 mil veículos, e foi superada pela General Motors no mês passado. A nova vice-líder registrou retração de 13%, com 46,9 mil veículos comercializados.

A Ford apresentou queda de 15,2% nos licenciamentos, fechando janeiro com 24,9 mil unidades vendidas e 10,2% de participação.

Para a Renault a redução de 29,1%, a maior dentre as dez primeiras, custou a quinta posição no ranking: foi superada pela Hyundai, cuja queda foi de 3,6%. A fabricante do HB20 registrou 17,6 mil unidades enquanto a montadora com fábrica em São José dos Pinhais, PR, teve 15,4 mil licenciamentos.

No fechamento do ano passado a Renault já ficara à frente da Hyundai, no quinto posto, por apenas 16 unidades no acumulado dos doze meses.

Dentre as dez mais vendidas a queda menos acentuada foi da Toyota, que teve 2,6% de retração. A empresa que recentemente anunciou investimento para aumentar a capacidade de produção do Etios em Sorocaba, SP, teve 12,5 mil unidades vendidas e fechou o mês com 5,1% de participação e mercado.

A Honda, oitava mais vendida, registrou queda de 7,5% nas vendas, para 10 mil unidades, enquanto a Nissan, nona no ranking, viu suas vendas reduzirem 4,8%, para 6 mil veículos. Completa o ranking a Mitsubishi, que mesmo com queda de 12,4% nos emplacamentos ficou à frente de Citroën e Peugeot, com 5 mil unidades comercializadas no mês passado.


Whatsapp Logo